O CAUSO DO CAVALO MORTO.

Um pobre vaqueiro morava num ranchinho. A única coisa de valor que ele tinha era um cavalo preto. Cansado de ser cobrado pelos donos dos bares da cidade, resolveu vender seu cavalo e pagar as pingas que lá bebia.

Levantou cedo para levar o cavalo para vendê-lo na cidade. Surpresa! O cavalo estava mortinho da silva estirado no curral. Mesmo assim, como ninguém sabia do fato, foi à cidade e o vendeu barato, $150.00. Mas, pediu ao novo comprador para somente buscá-lo no outro dia, ainda precisava dele naquele dia.

O novo comprador quase o escapelou ao ver o cavalo morto. Como desculpa, o vaqueiro lhe disse que não tinha culpa do cavalo ter morrido naquela noite. O comprador pediu o dinheiro de volta! Impossível! O vaqueiro explicou que o dinheiro nem esquentou em suas mãos.

Injuriado, o novo dono do cavalo mesmo assim o arrastou para sua propriedade, xingando até a quinta geração do pobre vaqueiro...

Uma semana depois, os dois se encontraram depois da missa. O vaqueiro pediu desculpas novamente e perguntou:

— O que o senhor fez com o cavalo morto? — pois percebeu que o novo dono do cavalo estava numa alegria danada.

— Eu fiz uma rifa dele! Seu cavalo é muito famoso e ninguém sabia que ele havia morrido. Fiz 500 cartões e vendi todos a $ 2.00!

— Mas... ninguém reclamou, não? — perguntou o vaqueiro curioso.

— Claro! Quem ganhou a rifa quase me matou!

— E o que o senhor fez!

— Ora... devolvi os $2.00 para ele e pronto!

Fim.