AZEITE DE DENDÊ????

VOCÊS PODEM NÃO ACREDITAR, MAS ACONTECEU COMIGO, QUANDO EU AINDA RESPIRAVA OS ARES DA PEQUENA CIDADE NA QUAL EU CRESCI, COSTUMO DIZER QUANDO EU AINDA ERA "MATUTA".

ESTAVA COM 15 ANOS E MORAVA COM UMA FAMÍLIA, DA QUAL EU PAGEAVA UM BEBÊ .

ESTAVÁMOS EM DIAS COMO ESSES, ÁS VÉSPERAS DO REVEILLON DE 1995. VIAJEI COM ELES PARA BALNEÁRIO CAMBORÍU, ONDE PASSARÍAMOS A VIRADA DE ANO, QUE JUSTIÇA SEJA FEITA, UM DOS MELHORES QUE JÁ PASSEI.

ESTÁVAMOS NÓS HOSPEDADOS UM HOTEL, QUANDO ELES ENTÃO RESOLVERAM FAZER O QUE HOJE EU IDENTIFICO COMO " PAELLA", DEVERIA SER ISSO. ERA UM "MONTE" DE SERES MARINHOS REUNIDOS .

ESTAVA COLORIDO, E CHEIRAVA BEM.

EIS QUE A MINHA " PATROA" ME PEDIU PARA IR Á UM GRANDE SUPERMERCADO, QUE FICAVA HÁ UMAS 10 QUADRAS, BUSCAR AZEITE DE DENDÊ.

EU ERA OBEDIENTE NAQUELE TEMPO, MESMO NÃO CONHECENDO O LUGAR , ARRISQUEI E FUI.

E PARA NÃO ESQUECER FUI PRONUNCIANDO O NOME PELO CAMINHO ( AZEITE DE DENDÊ, AZEITE DE DENDÊ, AZEITE DE DENDÊ, AZEITE ... DO QUE MESMO?) , E COMO ERA MUITO ESTRANHO PARA MIM, ACONTECEU O QUE EU NÃO QUERIA. ESQUECI O NOME DO AZEITE NA METADE DO CAMINHO.

CIDADE MOVIMENTADA, QUASE PERDIDA, TIVE MEDO DE VOLTAR, ENTÃO SEGUI EM DIREÇÃO AO MERCADO COMO HAVIAM ME EXPLICADO.

ATÉ QUE O AVISTEI. QUE ALÍVIO!

MAS EU ESTAVA MAIS PERDIDA AGORA, DENTRO DO MERCADO E SEM SABER O QUE LEVAR, PROCUREI POR VÁRIOS CORREDORES , ATÉ QUE ENCONTREI O DEPARTAMENTO ONDE FICAVAM OS AZEITES E PRODUTOS SIMILARES. EIS QUE SE APROXIMOU UM ATENDENTE DE PATINS, O RAPAZINHO ME PERGUNTOU SE PODIA ME AJUDAR, DEVE TER PERCEBIDO MEU APURO.

EU DISSE Á ELE, QUE ESTAVA PROCURANDO POR " AZEITE DE BENÊ ".

O RAPAZ PERPLEXO ME PERGUNTOU . - AZEITE DE QUÊ?

E EU NA "CARA DURA", CONVICTA DO QUE ESTAVA DIZENDO , REPETI O ABSURDO.

- "AZEITE DE BENÊ", MOÇO.

O MOÇO ENTÃO, PARA ME AJUDAR DISSE:

- MOÇA ! ACHO QUE VOCÊ ESTÁ QUERENDO É AZEITE DE DENDÊ, ESSE AQUI, OLHA! APONTANDO PARA A PRATELEIRA.

E EU NA MINHA IGNORÂNCIA, INSISTI:

- NÃO MOÇO! NÃO VOU LEVAR NÃO... EU ESTOU PRECISANDO MESMO É DE "AZEITE DE BENÊ".

BEM, O MOÇO BEM QUE TENTOU.

VOLTEI PARA O HOTEL, ALGUM TEMPO DEPOIS .

E QUEM ABRE A PORTA?

MINHA " PATROA":

- E ENTÃO ROSANA ? CADÊ O AZEITE ?

E EU ASSUSTADA RESPONDI:

- EU NÃO TROUXE PORQUE SÓ TINHA AZEITE DE DENDÊ, DE "BENÊ" NÃO TINHA, NÃO.

ADIVINHA, ELA QUERIA ME ESTRUCIDAR E ACABARAM COMENDO AQUILO SEM AZEITE MESMO, E EU PRA VARIAR NÃO COMI, PORQUE ME FALTOU CORAGEM PRA COMER AQUELES BICHOS ESTRANHOS ( LULA, MARISCO, ETC..)

ROSANA ALVES
Enviado por ROSANA ALVES em 29/12/2008
Reeditado em 31/12/2008
Código do texto: T1358435
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.