Paraguaio é melhor que brasileiro?

Eu estava em Assuncion e ao passar por uma praça um garoto engraxate ofereceu seus serviços em espanhol, em inglês e não lembro se houve mais, mas eu recusei.

Entrei num bar para um lanche e quando a mulher do outro lado do balcão perguntou o que eu queria, olhei para tudo que via e pedi coca-cola. Ela foi direto no refrigerante.

"Para comer?" "- O pastel." Antes mesmo que ela se dirigisse ao salgadinho, seu companheiro de balcão saltou pra cima de mim e queria por que queria me dar uns sopapos ou arrancar meus dentes. Rapidamente houve quem me defendesse, dizendo mais ou menos assim:

"é brasilhenho, é brasilenho, não entende palavra que fala..." e coisas do tipo. Nem sei direito o que aconteceu. Saí para a praça e fiquei pensando: "mas que diabos, o que foi que eu disse pr'aquele cara se ofender dessa maneira?"

Foi aí que me lembrei do poliglota e fui até ele. Sentei-me e perguntei: "Quanto?" ele me deu o preço em guaranis e eu paguei.

Antes que ele pegasse nas tralhas, no entanto, eu disse: "Não precisa; só quero saber uma coisa: o que significa PASTEL?"

"- Queres pastel? - eu trago já"... E saiu correndo, nem me deixou explicar melhor. Voltou logo com duas menininhas e perguntou:

"- Qual delas?". Esclareci, então, que não era nada disso que eu queria. Saí dali sem saber o significado exato da palavra (se é que ela existe oficialmente - já que tem duas línguas oficiais no Paraguai) ou se era alguma gíria local. Enfim, apenas deduzi, como provavelmente todos que estão lendo...

Lourenço Oliveira
Enviado por Lourenço Oliveira em 23/04/2006
Reeditado em 04/05/2019
Código do texto: T144004
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.