SABE LÁ SE É JESUS?!

Antigamente, as pessoas mais simples do povo acreditavam na possibilidade de algum mendigo, no ato de pedir esmolas à porta de sua casa, ser ele o próprio Jesus, disfarçado de andarilho. Daí, vai que em uma negativa de ajuda, seja Ele mesmo em pessoa, testando a família dona daquela casa?

Minha falecida avó era dessas pessoas muito humildes, místicas e religiosas e quando alguém batia à sua porta, esmolando, pedia-me, no alto dos meus cinco anos, que corresse, sem demora, a fim de poupá-lo do sofrimento que a vida lhe empunha.

- Menino, atende logo o homem. Sabe lá se é Jesus?! Dizia-me ela, impaciente.

-Ô, vó, é um homem que quer um pedaço de pão. Ele tá dizendo que “tá” com fome!

Rapidamente preparava um sanduíche de mortadela e um copo de leite.

- Leva logo, menino. Sabe lá se é Jesus?!

Dias depois, apareceu outro homem e eu corri para atendê-lo, a mando de minha avó, com o mesmo jargão: “sabe lá se é Jesus?!”

- Ô, vó, tem um homem aí dizendo que “tá” com sede!

Como um raio, minha avó me deu uma jarra de água fresquinha, para que o homem bebesse até a saciedade e disse-me, como de costume:

- Leva logo, menino. Sabe lá se é Jesus?!

Um belo dia apareceu um maltrapilho senhor, bem barbudo e cabeludo, com uma voz baixa e quase incompreensível, pedindo esmolas. E lá fui eu, como um garoto agitado, correndo até minha nona.

_Ô, vó, tem um homem aí pedindo uns trocadinhos!

Minha vozinha, colocando a mão no bolso de seu avental e, retirando uns minguados tostões de que dispunha, naquele momento, entregou-me todos eles, dizendo-me, como sempre:

- Leva logo, menino. Sabe lá se é Jesus?!

- Mas, vó... eese aí tá cheirando pinga?!