ISSO É QUE É VERSO

Tabira, interior de Pernambuco, terra de poetas repentistas de primeira classe. Numa cantoria onde cantavam duas feras da época, Pinto e Lourival, estava ali presente uma figura assídua às cantorias conhecido como Onça. A principal característica dele era colocar defeito nos versos dos cantadores. Daquela vez era impossível fazê-lo, uma vez que estavam ali os melhores repentistas. Meu pai perguntou: e aí, Onça, que tal a cantoria? Ele disse: é...mais ou menos. Naquele instante ia passando uma mulher negra e Onça com seu preconceito deu o seguinte mote aos cantadores: NEGA DAQUELE JEITO/MEU CORAÇÃO NÃO ACEITA. Aquela foi a primeira vez que se ouviu Onça dar um mote e, portanto, todos ficaram surpresos e lhe rogaram que ele mesmo fizesse um verso. Depois de muito se esquivar, dando uma de poeta de categoria, atendeu a platéia ansiosa que, então, ouviu a seguinte obra prima da literatura de cordel. Atenção: veja que métrica e que exemplo de rimas!

Prefiro morrer de baque

Me acabar de serra abaixo

Cair de cima da igreja da matriz

Ou morrer afogado na lama do açude véi

MAS NEGA DAQUELE JEITO

MEU CORAÇÃO NÃO ACEITA.

Não precisa dizer que Onça foi quase apedrejado e virou sinônimo de "poeta sem rima". Detalhe: nunca mais apareceu numa cantoria.

djalma marques
Enviado por djalma marques em 20/05/2006
Reeditado em 12/06/2006
Código do texto: T159682