O GATO COMEU

CENA I - Começa com um desses pintinhos que são vendidos na feira, engraçadinhos, uma verdadeira tentação para as crianças. Tanto que Dona Maria, cedendo à insistência dos filhos, adquire um exemplar. O único receio da mulher é expor o pintinho ao apetite dos gatos da vizinhança.

Nos primeiros dias é aquela festa no quintal. Mas a avezinha vai crescendo rapidamente. Em pouco tempo está quase do tamanho de um pombo, perde o encanto e a graça, não atrai mais a atenção das crianças. Só dos gatos, que passam a rondar com mais frequência o quintal.

Com a casa em reforma, o frangote já representa um estorvo. O jeito é metê-lo numa gaiola velha, há muito esquecida em meio aos cacarecos, até que se arranje um destino mais apropriado para a espécie.

CENA II - O pedreiro, que atende pela alcunha de Bigode, retorna a casa depois do expediente, a fim de apanhar uma ferramenta. A essa altura, já havia visitado o boteco e se encontra meio chumbado. Nessa circunstância, é seduzido pelo franguinho engaiolado e fica a namorá-lo. Dona Maria, que por razões óbvias o acompanhava à distância, aproxima-se.

— Se gostou, pode levar...

— Posso mesmo ficar com o passarinho?

— Passarinho?! Ah! sim... É seu. — confirma a mulher, não se empenhando em desfazer o equívoco. “Fica por conta da cachaça”, pensa.

CENA III - Manhã do dia seguinte. O Bigode aparece amuado, esquisito. Dona Maria, imaginando que ele queira botar tudo em pratos limpos, adianta-se:

— Que é que há, homem?

— O passarinho, Dona Maria... De noite, vendo o bichinho ali na gaiola, bateu o remorso e resolvi lhe dar a liberdade. Quando o botei no parapeito da janela pra que ganhasse o mundo... Coitado!...

— Deixa de ser reticente, homem! Desembucha logo!

— Ele não conseguiu voar e estatelou-se no chão. Veio um gato e... traçou o coitado.

— Sinto muito, Bigode! Mas confesso que o bichano foi mais esperto que você... Afinal, ele não comeu gato por lebre.

— !!!

* * *

Dorival Coutinho da Silva
Enviado por Dorival Coutinho da Silva em 21/05/2009
Reeditado em 14/05/2011
Código do texto: T1607184
Classificação de conteúdo: seguro