Tiradas do Millôr

O Millôr sempre foi um dos grandes escritores e jornalistas que me fazem rir do cotidiano, resolvi resgatar algumas perólas desse sábio, extraídas da magnífica Bíblia do Caos:

ACORDO

Está bem o Brasil é brasileiro. Mas, para defender o Brasil de tanta corrupção só colocando Deus no gol.

AMOR-LIVRE

Uma das pregações anárquicas é o amor livre. Mas, com o amor livre, o que será dos feios? (1974)

AUTORITÁRIO

É o sujeito que te dá a resposta sem que você faça a pergunta.

BANDO

Bando é uma cáfila de jornalistas. (novos coletivos)

CEGO

Em terra de cego quem tem um olho não diz a ninguém que o rei está nu.

CAUSA-MORTIS

Cinquenta por cento das pessoas morrem de médico.

CIDADANIA

Não deixe de votar a corrupção precisa de você.

Para defendermos os direitos civis, precisamos ser civis direitos.

CIDADÃO

Cidadão neste país em que não há qualquer cidadania, passou a significar só cidade grande.

CONVERSA

O pensamento é linear, o diálogo biangular, a conversa circunferencial ou trapezóide, o debate multidimensional e o congresso estroboscópico.

COPÉRNICO

Copérnico foi o inventor do estrelato (falsa cultura)

CRISTO

Cristo desistiu de voltar à terra. Os comunicadores o convenceram de que a imagem dele não é boa para televisão.

DEMOCRATA

Nunca neguei a ninguém o direito de concordar inteiramente comigo.

DITADURA / DEMOCRACIA

A diferença entre uma democracia e um país totalitário e que na democracia todo mundo reclama, ninguém vive satisfeito. Mas se você perguntar a qualquer um cidadão de uma ditadura o que você acha do seu país, ele responde sem hesitação. "Não posso me queixar".

PARIDADE

O "humorista deve ser mais culto do que um cientista (um cientista culto), mais humano do que um médico (um médico humano), mais viajado do que um agente de turismo (um agente que viaja). Só assim ele poderá negar a cultura, o humanismo, e a idéia que as viagens que ilustram". (Estatuto da Universidade de Meyer)

PARTICIPAÇÃO

Numa democracia é importante que todos sejam ouvidos. Os que não são ouvidos, são narizes e bocas.

PARTIDO COMUNISTA:

O partido comunista não permite que qualquer de seus quadros seja criticado em nenhum jornal. A direita não tem como evitar. A direita têm má consciência. A esquerda nem sabe o que é isso. (1968)