CACHORRO CALUNIADO

Êste fato aconteceu num populoso bairro aqui em Irati (PR)

Uma senhora idosa equilibrando-se em uma bengala adentra em uma pequena venda numa manhã de domingo por volta de onze horas.Dirige-se ao rapaz que está atendendo e pede-lhe:

_Môço,por favor,quero um frango de um quilo e meio.

Resta no freezer o último frango que o rapaz prontamente coloca sobre a balança bradando em alto e bom som:

_Um quilo e setecentos gramas,minha senhora...

A idosa,de costas para o balcão,seleciona alguns

tomates e lhe responde:

_Não serve,môço!...Preciso de um frango pesando exatamente um quilo e meio;faz parte dos ingredientes de uma receita que desejo preparar.

Irritado e doido para desfazer-se da última peça no freezer o rapaz joga o mesmo frango na balança e brada novamente,agora num tom meio vitorioso:

_Ôba!...Êste aqui pesa exatamente um quilo e meio,minha senhora.A idosa que continua na minuciosa seleção dos tomates responde-lhe:

_Muito bem,meu filho!...Fico com os dois.

O pilantra sente nêste instante o peso do mundo sobre os seus ombros.Envergonhado,em pânico pensa rapidamente como desatar o nó que dera em si mesmo.Tomates rolavam de lá para cá diante do olhar seletivo da idosa.Então,num lampejo de desespero êle arrisca sua única e última cartada.É tudo,ou nada,pensa com seus botões.E de repente começa a chutar violentamente uma porta de saída nos fundos da venda e a amaldiçoar um certo cachorro denominado Rex.

_Volta aqui,cachorro maldito!...Devolva-me o frango,volta Rex,volta...

A velha senhora,assustada com aquela gritaria,entende rapidamente que o tal do Rex havia roubado um dos frangos;já que havia apenas um (o único) em cima do balcão.

Rex,vítima de uma sórdida armação de seu dono,ao ouvir o seu nome citado,interrompe o seu cochilo matinal e entra garbosa e inocentemente pela porta da frente da venda,prestativo em atender um chamado de seu dono.Mal põe as patas para dentro da venda,e é recebido com uma tremenda bengalada no foçinho desferida pela cliente que ainda acrescenta:"Cachorro maldito e safado...Escondestes ligeirinho o produto do roubo,hein!..."

E virando-se para o balcão encara o dono da venda(corroido pelo sentimento de culpa)furiosa lhe diz:

_Precisas comprar ração para o seu cachorro...Cão bem alimentado não rouba frango de seu dono.