A FRASE DO PARA-CHOQUE DO CAMINHÃO DO ZÉ PANELA

A FRASE DO PÁRA-CHOQUE DO CAMINHÃO DO ZÉ PANELA

Zé panela tinha um caminhão invocado. Sempre limpinho e polido. A cabina tinha mais luzes do que porta de boate de zona boêmia, adereços cromados que brilhavam. Tinha um verdadeiro ciúme do veículo. Certo dia um vizinho seu, ao fazer uma manobra com seu carro, esbarrou no pára-choque do caminhão. Felizmente não houve danos, apenas um “descascado” na pintura. Zé ficou nervoso, e chamou o vizinho de “barbeiro”, conversa vai, conversa vem, o vizinho muito forte e metido a valentão, resolveu agredi-lo. O Zé bem mais fraco, mas um mulatinho esperto, bom de briga, deu umas rasteiras no valentão e uns bons sopapos na cara. A turma do “deixa disso” entrou no meio e conseguiu separar os brigões.

O vizinho envergonhado, pois o Zé era bem menor que ele, ficou vários dias sem sair de casa até que seu rosto desinchasse. Zé levou o caminhão a uma oficina e mandou pintar o pára-choque. Encomendou ao pintor que escrevesse nele a seguinte frase: “Macaco velho não mete a mão na cumbuca” em clara alusão a seu vizinho, que foi buscar lã e saiu tosquiado.

O pintor, verdadeiro artista, pegou o serviço, numa sexta-feira de manhã e disse que ele podia pegar o caminhão lá pelas dezessete horas. Zé já deixou o serviço pago e levou a chave do veículo. O pintor começou o serviço e mais tarde, faltando pouco para acabá-lo, resolveu ir a um boteco na esquina tomar uma pinga. Ele adorava uma caninha. Começou a beber e não parou mais, conversando com os amigos, esqueceu-se de acabar o serviço.

Zé no horário combinado chegou e viu as letras finamente escritas, achou que o pintor havia acabado o serviço, não leu toda a frase. Como o serviço estava sendo feito na rua, ele entrou no caminhão, deu partida e saiu. Andando pelas ruas, via populares olhando o pára-choque e rindo. Por todo lado, o povo ficava rindo. Ele estranhou o fato, a frase, era um ditado popular muito antigo. Parou ao lado de uma praça, onde havia um soldado fiscalizando o trânsito. O soldado viu o pára-choque e ficou bravo:

-Ou você apaga o que está escrito, ou te taco uma multa e prendo seu caminhão.

Ele assustado foi ver o que estava escrito e quase caiu de costas: O pintor não terminou a frase, estava escrito:

“MACACO VELHO NÃO METE”

Ouça o programa "Quinzinho Show" acessando www.atividade.fm.br aos sábados das 11:00 as 13:00.

* * *