O CAUSO DA MÃO TRANSPLANTADA...

O seguinte é o seguinte... um matuto, simplório e humilde ao extremo vivia num ranchinho lá no pé da serra, sozinho e Deus... tirava o leite de duas vaquinhas, capinava sua pequena roça, moia cana para fazer sua cachacinha num velho engenho tocado por seu cavalo manco e tal...

Um dia, num descuido, sua mão ficou presa nas engrenagens do engenho, e por pouco o braço não ia junto. Mesmo apavorado, ele consegui tirar a faca da cintura e num gesto de desespero ao ver a mão sendo esmagada e evidentemente seu braço teria o mesmo destino, cortou rente ao punho a mão para não perder o braço. Ainda apavorado, enrolou um pano na ponta do braço, montou no cavalo e procurou ajuda no posto médico da cidade. De lá o enviaram para uma cidade maior e com mais recursos médicos.

Os médicos o examinaram. Não havia mais nada a fazer! E o matuto reclamando que a mão iria lhe fazer muita falta.

Nisso, aproximou-se um outro médico e ao ver o dilema do coitado chamou a equipe médica para um lado e disse:

- Olhe... esse coitado precisa da mão para viver na sua roça, está desesperado ... com uma mão só como ele vai tirar leite, roçar e etc... Vamos fazer o seguinte... eu acabo de vir do necrotério do hospital... acabou de morrer aquela velhinha que não tem ninguém por ela, uma indigente... por que não cortamos a mão dela e transplantamos nele! Ele vai viver lá na roça mesmo...

E assim fizeram...

Passados dois meses o matuto teve que voltar ao hospital para uma avaliação. Os médicos ficaram encabulados com o transplante. Perfeito! E, então, indagaram ao matuto por que a mão transplantada estava cheia de marcas de queimaduras...

- Sabe o que é seu doutô... - disse timidamente – eu só posso dar uma mijada com meu cigarro acesso... quando eu tiro o “bingolim” pra fora esta mão agarra nele e num sorta de jeito manera... e então eu tenho que chegar o cigarro nela pra ela largá...

Fim.