TORCEDOR "LIGHT"

TORCEDOR LIGHT

(AUTOR: Antonio Brás Constante)

O mundo moderno incorporou a palavra “light” para expressar a leveza de alguns produtos. Seguindo esta linha de raciocínio e aproveitando que estamos em tempos de copa do mundo, imaginei o que seria preciso para considerar um torcedor como “light”, traçando alguns critérios básicos conforme abaixo:

SECAR O ADVERSÁRIO: O torcedor light está liberado para secar o time adversário, porém não pode recorrer a terreiros de Umbanda, rogar pragas ou utilizar métodos de feitiçaria, para causar a derrota deles.

PALAVRÕES: Podem ser utilizados, desde que em voz baixa, evitando-se de ir a janela gritar com os vizinhos do outro time. Também está proibido o uso do telefone e do megafone para este fim.

FOGOS E GRITOS: são permitidos, desde que aconteçam somente nos momentos em que ocorrer o gol, e não nas três semanas após o jogo.

CORES DO TIME: O uso das cores do time nas roupas é perfeitamente permitido, bem como decalques, desenhos e bandeiras. Devendo-se evitar pichar os símbolos de seu time nas casas, carros, muros e corpos dos torcedores de outros times.

EUFORIA: Se juntar com outros torcedores na frente da TV para discutir o jogo que está passando naquele momento pode. O que não pode é iniciar um arrastão pelas ruas, batendo em todos que são dos outros times. Nem mesmo jogar a televisão pela janela para acertar algum torcedor adversário.

Enfim, o torcedor light deve deixar a emoção fazer com que seu coração bata mais forte, sem a necessidade de bater mais forte em ninguém que esteja ao seu redor. Pois competições como estas da copa do mundo, podem ser boas formas de conhecermos novos povos, novas culturas, com muita festa e alegria. Basta torcer com esperança, e entrar no espírito da brincadeira. Afinal, violência gera violência, e o torcedor que resolver seguir por este caminho pode acabar sendo literalmente “torcido”.

(SITES: www.abrasc.pop.com.br e www.recantodasletras.com.br/autores/abrasc)

ATENÇÃO: Divulgue este texto para seus amigos. (Caso não tenha gostado do texto, divulgue-o então para seus inimigos).

Antonio Brás Constante
Enviado por Antonio Brás Constante em 28/06/2006
Código do texto: T183625