"DESAFORISMOS" E "DESDITOS POPULARES" DE A a Z (MAIS A)

A SERVENTIA DA CASA É A PORTA DA RUA.

Em situações de perigo, inverta o sentido da frase e entre na primeira que encontrar à frente..

AMIGO DA ONÇA.

Se você arranjar um, tente ficar amigo do leão.

ÁGUA MOLE EM PEDRA DURA TANTO BATE ATÉ QUE FURA.

O progresso da medicina em termos de aumento da expectativa de vida do ser humano tem uma clara intenção de provar esta tese. Que viver verá.

ÁGUAS PASSADAS NÃO MOVEM MOINHO

Seu Toinzinho, lá da roça de meu tio era muito inventivo. Quando ouviu falar isso, fez logo outro moinho embaixo do outro moinho só para provar que águas que passaram podiam mover quantos moinhos ele quisesse. E não é que o danado conseguiu? Dizem que foi assim que começou a produção industrial do fubá.

ANDAR NOS TRILHOS.

Fora de moda, por dois motivos: Ninguém mais quer saber dessa bobagem. Depois, as rodovias estão dominando perigosamente. Quase não há mais trilhos.

A OCASIÃO FAZ O LADRÃO.

Para os ladrões poderosos, o habeas corpus serve para provar que a culpa é da ocasião.

ARROZ DE FESTA.

O arroz modernizou-se com o advento dos bufets. E as pessoas grudentas continuam sem desconfiômetro.

AS APARÊNCIAS ENGANAM.

As aparências estão ganhando do engano de goleada

ATIROU NO QUE VIU E ACERTOU NO QUE NÃO VIU.

Nenhuma metáfora sobre a sorte. É a definição cruel da famosa bala perdida.

A UNIÃO FAZ A FORÇA.

Socialmente, substituído pelo “você pode, você consegue”

Economicamente substituído pela eliminação da concorrência através de monopólios.

Fisicamente substituído pelas tecnologias e equipamentos moderníssimos

Politicamente insubstituível para quem está no poder.

AVÔ RICO, FILHO NOBRE, NETO POBRE.

Tem ditado popular que com o tempo vira exceção.

josé cláudio Cacá
Enviado por josé cláudio Cacá em 15/10/2009
Reeditado em 15/10/2009
Código do texto: T1867499
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.