LEITEIRO NOVO

Um cidadão Iratiense,dessas figuras folclóricas existentes em tôdas as cidades,foi o protagonista dêste fato verídico acontecido nos anos 60.

O distinto fazia parte da torcida de um time de futebol de várzea que tomara um ônibus com destino à cidade de Marechal Malet,distante uns 80 Km de Irati.Um grande torneio de futebol,muitos atletas,muita torcida e muitas mulheres (louras belíssimas) polacas e ucranianas em sua maioria,uma vez que lá é um grande reduto de descendentes de imigrantes ao Sul do Paraná.

Encantado com o que vira,o nosso amigo se esbaldava e bebia tôdas (só na mordida) já que vivia sempre de bolsos vazios.

Saiu a fazer um "Tour" pela metrópole (9000 habitantes) e conhecer igrejas,praçinhas,estação ferroviária...Estas coisas muito comuns no interior.As horas foram passando e o "distraído" quando retornou ao campo de futebol encontrou tão somente o tapete verde,alguns quero-queros e os sinais da poluição deixada pelos participantes.Quase entrou em pânico!...E agora?O que fazer?...Nos bolsos,nem um puto tostão.O jeito seria passar a noite na rodoviária e no dia seguinte passar uma boa conversa no motorista do ônibus e retornar a Irati.

Adormeceu recostado em um banco do lado de fora ,chegou até a sonhar com a sua cidade natal:Irati,que na língua tupi-guarani,quer dizer "Rio de mel".

A manhã de segunda feira raiava dôce e promissora embalada à cantilena dos sabiás e pardais.

Morto de fome,abre os braços,dá uma boçejada,sente o trovejar (interno) da barriga vazia e de repente,seus olhos brilham quando depara-se com uma bilha de leite sobre o muro de uma casa proxima.

Esfrega as mãos em sinal de alegria...Aparecera um reconforto para a sua barriga.Chega discretamente,e quando acaba de segurar a bilha em suas mãos,surge uma senhora ligeiramente obesa,de quimono,chinelos de lã,bocejante e de andar meio arrastado,vinda entre as hortências que circundam uma calçadinha de tijolos.Não teve dúvidas,era a dona da casa.Então imediatamente ergue a bilha e grita forte;

_ÓOOOOLHA O LEITE!....

a dona da casa,ainda meio sonolenta,lhe diz num tom meio insatisfeita:

_Chiiii!...Leiteiro novo,outra vez?

E a resposta de um ser frustrado:

_Ao seu inteiro dispor,estou começando hoje.

Esta vai de brinde:

A madame está uma fera!A empregada esqueceu o portão aberto e a sua cachorrinha "Poodle" fugiu.Há mais de uma semana que está desaparecida.

No decorrer dêste período a pobre empregada teve de ouvir tôda sorte de impropérios e xingamentos por conta de sua irresponsabilidade.

A madame está em crise total,planeja até uma viagenzinha até Paris para dar uma reforçada em seu modesto guiarda roupa e assim espairecer um pouco.Enquanto isso ainda não acontece está agora num shopping comprando tudo o que vê pela frente.

Toca o seu celular,pelo identicador ela percebe ser a empregada que lhe está ligando.Gentilmente atende:

_O que você quer?....Coisa Inútil!...Irresponsável!....etc...etc...

Eufórica a empregada nem presta atenção nas grosserias e vais logo dizendo:

_Uma boa notícia,madame!...A cachorrinha apareceu!....Viva!....

Só que tem um pobreminha,eu acho que deu argum defeito porque a coitadinha chegou rebocada por um potente pastor alemão.

Inté!...E se for possível,queiram agraciar-me com um sorriso,mesmo que seja bem modesto....