Linguagem de Mineiros III

Belezura= mulher muito bela, cheia de graça, formosa.

Birosca= 1- jogo de crianças tendo como objeto a semente de uma árvore comum no cerrado, cujas regras podem ser semelhantes ao jogo de bolas de gude ou tendo como alvos caixas de fósforo.

2 – pequena estalagem, hospedaria ou pensão.

3- pequeno estabelecimento comercial.

Biruta= sujeito avoado, desligado, abobado, que anda com a cabeça no ar, tonto, adoidado.

Bitelo= grande, enorme. Ex.: “O cumpadi Isé é o mais bitelo da famia do Zé Cornelo.”

Bodoque= atiradeira, estilingue.

Bofe= 1- pulmão. 2- mulher muito feia.

Bóia= comida (almoço ou jantar) . Ex.: “Ô Cumpadi Gerardo, vamo pegá a bóia?”

Brabo= bravo, raivoso, irado

Busuntar= besuntar, untar muito, sujar, lambuzar.

Pesquisa feita por um estudante da FUNEDI

***

Cara Pernambucana,

Não foi essa a minha idéia ao colocar o linguajar mineiro na seção de Humor. Estou tentando responder a algumas perguntas que nos fazem sobre o nosso falar caipira.

Mesmo as pessoas cultas, em seu ambiente familiar, mais solto, falam expressões que aprenderam na infância. É até divertido.

No geral, o mineiro é hospitaleiro e carinhoso. Mas tempos que aprender muito ainda!

Que muitos “brasileiros” são enrolados, concordo com você! Nem precisamos ligar a TV para percebermos. Convivemos com isso em nosso dia a dia mesmo.

Só fico pesarosa de você ter essa idéia negativa de nós.

Mas fico feliz com a sua participação. O meu agradecimento. Fernanda

fernanda araujo
Enviado por fernanda araujo em 18/11/2009
Reeditado em 19/11/2009
Código do texto: T1930982
Classificação de conteúdo: seguro