Amigo oculto... secreto... invisível!?...

Na época do Natal, as pessoas têm o hábito de trocar presentes, na família, no trabalho, entre amigos. É comum a prática do amigo oculto ou secreto, que muitos ainda insistem chamar de amigo ‘invisível’. Ora, o amigo existe, você sabe que está lá, portanto, você pode vê-lo, tem conhecimento dele e não pode ser invisível, mas oculto. Vamos esclarecer isso melhor com algumas definições básicas, segundo o Aurélio.

Oculto é um adjetivo. 1. Escondido, encoberto; recôndito. 2. Não manifesto; secreto. 3. Misterioso. ( Ex: Bin Laden)

Secreto é um adjetivo. 1. que não se pode descobrir ou localizar. 2. Confidencial. 3. Íntimo, particular. (Ex: Arruda, antes das imagens explícitas da TV)

Invisível é um adjetivo. 1. Que não se pode ver, ou de que não se tem conhecimento. (Ex: o homem perfeito)

A bem da verdade, ninguém sabe ao certo onde e como surgiu essa prática, somente que tem pelo menos uns 50 anos. E funciona assim: as pessoas que desejam participar tem seus nomes escritos em pequenos pedaços de papel, dobrados. Cada uma das pessoas do grupo retira um dos papéis e de posse do nome do sorteado, guarda-o secretamente, e, compra-lhe um presente a ser entregue no dia da confraternização, que, geralmente, tem comes e bebes. Os presentes são variáveis e pode ser estipulado um valor para que ninguém corra o risco de dar uma camisa de sessenta reais de marca boa e ganhar um porta retrato da lojinha de 1,99.

Na situação atual essa praxe tem sido alcançada pelas classes baixa e média, visto que, a distribuição de presentes para todos os parentes, amigos e colegas de trabalho, é quase impossível, financeiramente. Desta forma, esse uso veio favorecer a doação de presentes, sem levar ninguém à falência por causa disso.

No momento da troca dos presentes, a pessoa comenta quais as características do amigo secreto para que os outros tentem adivinhar quem é o tal. E nessas de querer saber, aparece...

1 O amigo que se repete:

- Olha, meu amigo secreto é baixinho, apaixonado por futebol, fala alto, tá sempre se achando...

- De novo...!? comenta a turma toda.

- Droga... todo ano eu tiro esse cara...

2 O amigo enjoado:

- Que tal a gente dar um mergulho?

- Putz ... Eu odeio o mar...

- Então, que tal a gente caminhar pelas dunas?

- Ah... na verdade eu odeio areia.

- Ora... então por que você não vai para o inferno?

- No way... eu odeio o calor!

(Bennet)

3 O amigo gay:

- Sabe o que tu precisas? Tu precisas de um homem de verdade!

- É? E onde eu posso conseguir um?

- Bem, o meu eu comprei no porto de Paranaguá...

(Bennet)

4 O amigo que dá força:

- “Não deixe que nada te desanime, pois até mesmo um pé na bunda te empurra para frente”

5 O amigo desligado:

- Manel! Há quanto tempo não te via! Mudaste de penteado! Mudaste a maneira de vestir!... Estás mais alto e mais magro!...

- Mas eu não sou o Manel!

- Incrível! Até de nome mudaste!

6 O amigo fofoqueiro:

- Olha meu! Criei um “blog” para dizer mal de quem me aptece!

- E o que faz aí a minha foto!?

7 O amigo fiel:

- Eu e você somos amigos...

você briga, eu brigo...

você se machuca, eu me machuco...

você chora, eu choro...

você pula de uma ponte...

Eu vou sentir saudades, amigo!

8 O amigo que sempre dá um fora:

Dois amigos que não se viam há algum tempo encontram-se por acaso numa rua da cidade. Depois dos habituais cumprimentos, pergunta um deles:

- Como está teu pai?

Lembrando-se subitamente de que o pai já falecera, logo acrescenta:

- Continua morto, não é verdade?...

9 A amiga loira:

Uma loira encontra uma amiga que não via há muito tempo:

- Olá, está diferente... cortou o cabelo... está moderna!

- É...

- Tá mais magra... bonita!

- É...

- Me conta tudo... o que anda fazendo?

- Estou fazendo quimioterapia.

- Ah, que show! Na pública ou na privada!?

10 O amigo compreensivo:

- Ô Zé, me empresta mil reais?

- Não dá, só tenho setecentos.

- Não faz mal, fica me devendo trezentos...

11 A amiga que se compadece:

- Oi, Teresa, como vai?

- Não muito bem, acabei de descobrir que eu tenho uma doença terrível... E o pior... só tenho alguns dias de vida...

- Ah, coitada – após pensar um pouco – Vou te ajudar, amiga!

- Como ?

- Mandarei meu marido passar esses dias contigo!

- Por quê?

- Com ele, esses dias vão parecer uma eternidade!

12 O amigo solidário:

Num barzinho...

- Aqui o barulho é tamanho, que não consigo ouvir minhas próprias palavras – comenta o primeiro amigo.

- Não se preocupe – responde o outro – você não está perdendo nada...

E por aí vai...

“A gente não faz amigos... reconhece-os” (Vinícius de Moraes)

Fontes:

http://www.humornanet.com/servlet/sitem?itm=7688&mod=pesq&cat=32

http://www.contaoutra.com.br/catpiadas.asp?piadasde=Amigos&pagina=3

Maricília Lopes Silva
Enviado por Maricília Lopes Silva em 13/12/2009
Reeditado em 20/07/2011
Código do texto: T1975082
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.