Arquétipos e estereótipos

Eu me lembrava de como a gente (mulheres) se comporta perante Eles (isso mesmo, com E maiúsculo, embora muitos dEles nem sejam tãããão ‘maiúsculos’ assim...).

Primeiro há a BELA ADORMECIDA: "se espera, dormindo espera". Adormeceu no desabrochar da vida, perdeu um bocado de festa, nunca comeu sushi, e somente um Príncipe corajoso a acordará, e com um beijo, pasmem-se!

Depois de esperar um tempo insultante, finalmente ela percebe que:

1. ‘tá ruim de encontrar um cara que queira se arranhar todo no espinheiro e se arrisque a sair chamuscado pelo dragão (e, de quebra, que tenha bom hálito);

2. ela vai ter que aceitar qualquer um que se sujeite a isso - isto é, escolher, que é bom, nunquinha...

Ela pode se revoltar, lógico, e virar RAPUNZEL, com o (duvidoso) direito de facilitar ou dificultar acessos. Faz de conta que ela pensa um pouco e decide cortar os cabelos: quem quiser que compre uma escada ou aprenda rapel. E ela ainda pode fechar a janela da torre.

Passa o tempo, ela comendo e virando uva passa... "Escadas resistentes (pensa ela) estão mesmo difíceis de encontrar, e esses cursos de rapel, então, quem pode garantir que sejam mesmo seguros, não é? Oh, oh, preciso me tornar mais acessível!...”

Então: acessibilidade é com CHAPEUZINHO VERMELHO – o propósito, a estrada perigosa, o Lobo Mau, que também vai comer a Vovozinha – e nossa moderna Chapeuzinho nem vai se importar - e o Caçador, para 'salvá-la' e passar-lhe sermões sobre os ‘perigos da floresta da vida’. O Mau-caráter e o Pernóstico!!! Grandes perspectivas de escolha, hein?

Então, sejamos PRINCESA BEIJOQUEIRA. Façamos experiências com Sapos e Príncipes. Beijemos muuuuuito! E perceberemos que existem basicamente três tipos de cada:

*o Sapo Clássico - você beija, ele vira Príncipe: missão cumprida!

*o Sapo Renitente ou Caso Perdido, que você beija, beija, beija, e não tem jeito, ele continua Sapo...(Para sermos justas, isso pode estar relacionado à competência da Princesa, mas este é assunto para outro texto).

*o Sapo Praga: você enxota sempre, ele volta sempre, sempre faz cocô na sua calçada, sequer come os insetos que lhe perturbam, e ainda faz moitinha com os outros!

*o Príncipe Clássico, que continua Príncipe depois de beijado, muito beijado, exaustivamente beijado, e pode até melhorar, ôba!

*o Príncipe de Araque: esse vira Sapo depois de alguns beijos - não deveria ser, não, mas é o mais comum.

*Por último, tem aquele Príncipe que você beija e ele vira...Libélula!!! (sem comentários, por caridade).

Que mulher esperançosa, cheirosa, maravilhosa!, já não passou por alguma dessas situações? Então, se tiver mais algum tipo, pode anexar. E é bom lembrar que os aspectos listados realizam-se no curto prazo; em médio e longo períodos de experiência podem surgir subtipos, sub-sub tipos, e por aí vai...

Graças a Deus, os homens também são criaturas complexas! Já dá até para pensar neles com "e" minúsculo.

Gina Girão
Enviado por Gina Girão em 10/01/2010
Reeditado em 01/11/2011
Código do texto: T2020836
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.