...tem quem acredita....eu!!!

                  A '' LEDORA '' DA SORTE

            Tempo das '' vacas magras'', dinheiro curto, curtissimo, meu avo aposentado, doente, minha vo' ativa, esperta, marota, danada...veia safada soh!!, pensou, pensou, foi na oficina em frente da casa dela, pediu para o pintor de autos e ele fez um placa para ela, ela tinha acabado de inventar mais uma, para deixar a familia toda preocupada , e mais ainda, meu avo, careca de tudo...

          
"" DONANA....A LEDORA DA SORTE ''
               Leio maos, taro, bola de cristal
               Adivinho passado, presente e futuro
               Venha fazer sua consulta....
               Saia satisfeita.

             Colocou a placa na grade da frente, choveu gente, tinham  que marcarem hora e acabou a hora do cafe', almoco e jantar na casa do meu avo...a familia tinha que estar por la' para o coitado comer..e a veia soh ali ooooo''' lendo, lendo tudo.

             Vo'? de onde voce tirou isto?  ledora da sorte!!!...desde quando?..ela nem bola dava, so' na leitura...

             Mae?..era minha tia, meu pai, os outros filhos...mae?...para com isto, a policia vai abaixar por aqui, voce ainda vai presa....ela nem bola dava, so' na leitura..

             E, reparem na placa...'' saia satisfeita'' no feminino, nao no masculino, que masculino ela nao atendia nao...nem como acompanhante permitia, tinham que ficar sentado na varanda, la' fora...ela nao era boba nem nada...mulheres acreditam cegamente, os machos, os marmajos nao, sao discredulos e ela sabia....eta veia danada!!

             Vo' le minha sorte, pedia eu? nao lia, era masculino...eu acredito vo', acredito sim...de tanto encher o saco ,  um dia leu...nao gostei, nao acreditei...no dia do meu casamento me pegou;-
 
             Acredita agora?...tinha tirado minha sorte e dizia :- vais casar com a morena,...eu nao queria, queria a loira, loura mesmo servia,  ....nao foi, foi a morena....acredito piamente nela agora, se acredito!!

            E, nao e' que a coisa ''baixou '' nela ?...a mulherada nao dava sossego, dia e noite, noite e dia, batendo no portao...Donana!!  Donana!!!...meu avo' sem educacao, grosso, mal criado....'' vao se fuder mulherada do caralho, vao 'a merda, sumam daqui....Donana, caralho, da' um jeito nisto..vou chamar a policia..."" e ele era capaz mesmo de chamar, estava com o saco cheio da mulherada, as da casa e as de fora, nossa!!...e minha avo' dava um jeito sim...mandava entrar pelo portao lateral, levava no quartinho dos fundos e '' da-lhe '' baralho, taro, bola, mao...que coisa!!!..e o dinheirinho so' entrando.

           Ate' file mingnon eu comia por la'...nao faltava nada, acabou a '' vaca magra''...era '' gorda'' agora...meu avo no comeco se recusava a usar um tostao que fosse deste dinheiro, mas a fome falou mais alto,  comia de tudo agora, xingando a mulherada, xingava minha avo', mas comia e gostava,...cachorro!!!...dizia minha avo', escondido dele, por tras, que na frente quem tinha coragem?...ninguem!!!

           Leu durante dois anos e um dia levantou cedo, foi la' na frente tirou a placa, jogou no lixo, foi para a casa de uma irma , no interior, longe, ficou por la' um mes, voltou, voltou por la' de novo e a mulherada ainda batendo no portao...Donana...Donana...que coisa!!!..nunca mais leu...parou de vez...meu avo estranhou, e quando nao tinha file achava ruim...'' por que nao estais a leres mais carta ohhh'''' minha preciosa joia do algarve?...e ela lhe dava uma olhada!!!

           Ela se foi faz tempo, ele tambem, e ainda hoje se encontro alguma das '' tais'' que ela leu, me dizem:-

           Alma boa e santa a Donana, tudo que leu deu tao certo para mim...e bla bla bla...e assim sao todas...credo, que coisa!! que mulherada acreditadoras soh!!!...mas pensando bem!!!

           Deu certo pra mim tambem!!!

=================================


WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 14/02/2010
Reeditado em 14/02/2010
Código do texto: T2086374