UM CACHORRO EXPERIENTE

Êste relato de um fato "verídico" eu dedico aos meus amigos recantistas:Geraldinho do Engenho e José Cláudio,depois de ter lido as suas histórias altamente verídicas de Papagaio de muleta,mula em cadeira de rodas e disco de vinil quebrado,assegurando-lhes confiar piamente na veracidade de ambos,até porque a história que ora relatarei é "pautada na ética e na mais pura verdade" como dizem os nossos nobres(?) políticos.

O cachorro de que lhes vou falar era uma vira-latas chamado "Pingo".Pertencia a uma senhora ucraniana,nossa vizinha,pra variar:da rua do Fomento.

O cãozinho de dona "Nucha" fôra criado à leite puro.Podia-se lhe oferecer um "mignon" bem ou mal passado que o distinto recusava e ponto final.Seu negócio era mesmo "leite puro".

Era um domingo,comércio fechado,os leiteiros só passariam na manhã seguinte e dona Nucha,por esquecimento misturou o que sobrara de leite ao bule de café.

"Pingo",faminto,retornara de suas andanças caninas dominicais.

Olhava pra dona Nucha,lambia os beiços demonstrando a fome que lhe acometia.A ucraniana ficou desesperada.Tentou de tôdas as formas fazer com que o Pingo ingerrisse outro tipo de alimento.Não conseguiu seu intento.

À essa altura,já de saco cheio com a exigência do cachorro,apanhou um pratinho e despejou café com leite,dizendo:

_Seja o que Deus quizer,só tenho isso agora pra te oferecer.

Para sua surpresa ou espanto,viu o cachorrinho separar todo o leite de um lado ,bebendo com apetite.Saiu depois abanando o rabo e no pratinho restando o café "pretinho" que fôra cuidadosamente separado do leite.