VIVIDOS, OUVIDOS E RIDOS - CAUSOS DE GAÚCHO - 13 - O ALEMÃO E OS BABACAIO


São Luiz Gonzaga, década de 50. Meu pai, Atílio Lena Berni, era jurado no julgamento de um colono alemão, que tinha matado um lindeiro de campo, por questões de divisas. O tal vizinho era metido a facão sem cabo. Ficou provado nos Autos, que o colono tinha sido ameaçado de morte, por mais de uma vez.
O crime deu-se numa roça de milho do alemão, onde o ruindade fora desacatá-lo. O "Fritz", sabendo da fama do homem e mais do que prometido, tinha se prevenido. Um tiro de taquari, carregada até a boca, inclusive com cacos de panela, abriu uma toca no vivente. Entrou do tamanho de um ovo de galinha e saiu do tamanho de um ovo de avestruz, no mínimo.
Todo mundo já vira que o alemão agira em legítima defesa. O Promotor, mais por dever de ofício, perguntou por que levara a arma, com tamanha carga, para a roça.
O colono, muito sem jeito, olhando pro chão, respondeu:
— Bra madá babacaio! (Pra matar papagaio).
Meu pai contava que nem o Meritíssimo agüentou sem rir e ele teve que segurar o seu, cada vez que imaginava o que poderia sobrar do pobre "babacaio" que levasse um tiro daqueles.

lindeiro - limítrofe
taquari  - arma de um tiro só, de carregar pelo cano