NUNCA DÊ UMA DE BACANA COM MINEIRO

O Enólogo prova o vinho!

___Hummm!...

___Éka!

___Como? Quem disse isso?

___Fuieu, sô! Ocê num acha qui essi vinhu tá cum um gostin estranhu?

___Como, estranho! Esse vinho lembra frutas secas adamascadas com um leve toque de trufas brancas revelando um retrogosto persistente, mas sutil, que enevoa as papilas de lembranças tropicais atávicas!...

___Putaquipariu sô, cê cherô isso tudo aí nu cópu?

___Claro, sou um enólogo laureado, e o senhor?

___Cebesta, sô! Nun sô içu não! Mai qui içu aqui tá cheranu iguarzinho minha egüinha Gertrudi depoi da chuva, isso tá!

___Ai, que heresia, valei-me São Mouton Rothschild!

___Cê mi descurpe, mas vi ocê sacudinu u copu i infianu u narigão aí drento, tá gripado, é?

___Não, meu amigo, isso são técnicas internacionais de degustação entende? Caso queira, posso ser seu mestre na arte enológica. O senhor aprenderá como segurar a garrafa, sacar a rolha, escolher a taça, deitar o vinho e, então...

I intão, moiá o biscoito, né! Tô fora, seu frutinha adamascada!

___O querido não entendeu, o que eu quero é introduzi-lo no...

___Mai num vai introduzi memo! Disafasta, coisa ruim!...

___Calma, o senhor precisa conhecer nosso grupo de degustação! Hoje, por exemplo, vamos apreciar uns franceses jovens...

___Hãhããã, sabia que tinha francêis nessa história lazarenta!

___O senhor poderia começar com um Beaujolais!

___Num bejolê, nem bejolá, eu sô é homi, safardana!

___Então, que tal um mais encorpado?

___Óia lá, ocê tá brincanu cum fogu!...

___Ou, então, um suave fresco!

___Ocê tomi tento, qui minha mão tá coçanu di vontadi di metê um tapa na sua cara disavergonhada!

___Já sei! Iniciemos com um brut, curto e duro, o senhor vai gostar!

___Num vô não, fio dum cão! Mai num vô, memu! Num é questão di tamanhu i firmeza não, seu fióte de brabuleta, meu negócio é otro qui inté rima com brabuleta!...

___Então, vejamos, que tal um aveludado e escorregadio?

___I qui tar a mão nu péduvido hein, seu fióte de Berzebu?

___Pra que esse nervosismo todo? Já sei, o senhor prefere um duro e macio, acertei?

___Vô é acertá um tapão na sua venta, cão sarnentu, ingulidô de rôia!

___Mole e redondo, com bouquet forte?

___Agora, ocê pulô o corguin! I é um, i é dois, i é treis!...

...Num corri, não, fiodaputa! Vorta aqui qui ti arrebentu, sua bicha fedorenta!...