VIVIDOS, OUVIDOS E RIDOS - CAUSOS DE GAÚCHO - 20 - O DESAJEITADO BATISTA

O  Batista era tão desajeitado para pegar as coisas e cami­nhar, que conseguiu enroscar-se (pronúncia de um r só) na pon­ta de uma tábua, que estávamos carregando. Enquanto nós com­právamos um guarda-chuva, ele estragava cinco, ao passar debai­xo de um arco, a caminho de seu quarto, onde havia uma trepa­deira. "Enroscava" nos galhos e puxava, brabo.
Tinha uma baita munheca, de dedos curtos e grossos. Co­mo se atrapalhava ao usá-los, eu dizia que talvez tivesse que ralear um pouco, deixando só três em cada mão.
Caminhava com os braços separados do corpo, bem aber­tos. Um dia, resolveu levar o seu Mundial ( rádio) para arrumar, uma vez que ficara mudo. Acontece que devia passar por uma aber­tura de mais ou menos um metro, que havia num muro baixo do pátio. Com o rádio na mão, a "pouca" abertura não permitiu que passasse sem bater e "derubar" o "portate". Até que se saiu muito bem do "acidente". Com a queda, o rádio saiu falando e não precisou levar para o conserto.
Ao mesmo tempo, como acontece com criaturas semelhan­tes, deve ter sido guiado pela mão de Deus, num episódio com uma de minhas filhas, que havia colocado um gancho de cabide na boca e, desesperada, transpassara a bochecha com o mesmo. Na ocasião, a Michele tinha dois anos e estavam só os dois em casa. A menina, agarrada ao cabide, cada vez piorava a si­tuação, rasgando, literalmente, a boca. O desajeitado foi quem tirou.
Explicação posterior dele:
— Eu só empurei com um dedo a ponta do arame e puxei com a outra mão!

Nota - este e outros causos fazem parte de um livro, estando os de 01 a 12 publicados em contos>causos e de 13 em diante em humor. O de nº 01 é sobre o Batista, essencial para conhecer esse personagem da maioria dos causos.