VALENTE.

VALENTE.

Norte do Mato Grosso, Rio Juruena... Um milhão e duzentos mil hectares (é chão!)... Colonização, Fazenda e Mineradora... A Colonizadora abrindo um núcleo urbano e áreas rurais, a Fazenda (20.000 he) pra pesquisas e apoio aos colonos e a Mineradora ( o Garimpo) afastada cerca de dez minutos de vôo do futuro núcleo explorando mina de ouro...

Capataz da Fazenda; gaucho valente, revolver na cintura às vezes ia ao Núcleo Urbano tomava uns tragos, contava valentias, dava tiros:

- Tudo especial de Bueno tche!!!

Um grupo de garimpeiros invadiu o Garimpo, deu briga, tiros, feridos e mortes... Veio um pelotão da PM de Cuiabá... Depois da confusão a decisão... Botar guarda no Garimpo... Contrata uns vinte jagunços... E chefe? Ora quem!... Te animas a chefiar a guarda?

- Mas báááá!!! Mas Deus me perdoe, mas é tiro dado e garimpeiro deitado.

Embarcou no TECO-TECO do Garimpo (Um monomotor de quatro lugares) parecia um general.

Comunicação interna; rádios interligados Núcleo Fazenda Garimpo (mesma freqüência). Os rádios ligados todo o dia e durante toda a semana.

Comunicação externa; Núcleo Cuiabá São Paulo Cascavel (PR) rádios ligados só de SEGUNDA A SEXTA.

Domingo muito cedo o rádio do Garimpo chamando o Núcleo... Era ele EL COMANDANTE:

- Tche a coisa aqui tá feia... Tá cheio de garimpeiros aqui na volta... Pede a policia em Cuiabá...

- Hoje é domingo... O rádio de Cuiabá só amanhã... Segura as pontas aí...

Passados uns quinze minutos o TECO-TECO do Garimpo posou no Núcleo... Ele com cara de recruta:

- Tche a coisa lá ta feia... Vim preparar uma retirada estratégica...

***********

Zésouza
Enviado por Zésouza em 22/05/2010
Código do texto: T2272239