PIOLHO DE CINEMA ...

Certamente, cinema é uma boa diversão... Não diria (como nos anos setenta) que é a melhor diversão... Mas que mudou a história da sociedade, mudou – Informando, divertindo, Impondo costumes, etc...

Muitas cidades do interior tinham no cinema (prédio onde funcionava a exibição de filmes), o ponto de encontro da juventude local... Quando alguém queria marcar algum encontro com outra pessoa, o melhor local era sempre em frente ao cinema...

É bem interessante que, na época, era uma espécie de satisfação, completar 18 anos, pra poder assistir certos filmes proibidos pra menores - cujas cenas de sexo, envolviam um pudor maior que o seriado Malhação...

Lembro que, em nossa (minha) terrinha, havia um conterrâneo que era um verdadeiro piolho de cinema – Ia ao cinema assistir de tudo... Acho que chegava antes do dono do cinema ou da pessoa responsável por abrir o mesmo...

Pagava seu ingresso, comprava o saco de pipocas e, sentava lá, esperando o filme começar... Confortavelmente sentado e, roendo unhas (acho), ficava tão envolvido com a trama que, se sentia como se fazendo parte do enredo do filme...

E, naquele dia, estava o Durango Kid (cujo revolver, com apenas seis balas, não esvaziava nunca), cercado pelos inimigos... MAS, mais que de repente, saído não se sabe de onde, um cabra aparece por trás de umas pedras e, tão certo como dois e dois não é três, pegaria nosso herói desprevenido...

Nisso o piolho de cinema, levanta–se na platéia, coloca as mãos em volta da boca e fala evitando ser ouvido pelo bandido:

Seu Durango Kid, olha o homem atrás das pedras...

Como num passe de mágicas, o nosso herói volta–se, sobre os calcanhares, já de armas engatilhadas e crava uma balinha entre os belos olhos do traiçoeiro...

Bons tempos, não acha???

É tanto artista em nosso meio que, como dizem: Em nosso país não haveria como filmar bons faroestes por falta de bandidos... Inclusive, o título de alguns filmes, é coisa de cinema:

A Volta dos Que Não Foram;

Poeira em Alto Mar;

As tranças do Rei Careca;

A Risada do Boi Banguela;

ETC...

Falando sério, lembro que a primeira vez que fui ao Cine Salgueiro (demolido pra construção de uma agência bancária), foi numa sessão de matineé e estava sendo exibido: Tarzan O Vencedor!!!

Outro cinema em Salgueiro, que existiu por pouco tempo, era o Cine São Raimundo.

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 11/06/2010
Reeditado em 11/06/2010
Código do texto: T2313019
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.