Arte não faz mal, Visitem as páginas da doutora Lilian Maial.

Ai doutora, Lilian Maial, a senhora de mansinho vai dedilhando a gente, deixa-nos vivo-morto na cama de seu soneto fatal. Sutileza de toque: Uma beleza de flor! Com seu arcoíris pelado num mundo onde já falta cor. Sua arte é poesia pura, menina, uma sinfonia de amor!

Contudo, se o seu silêncio permanecer vou preparar uma verdadeira "guerra" em latim contra a senhora.

"O navis, navi fluctus referent te in mare. O quid agis? Occupa fortiler portum. (Ó nau, novas vagas outra vez te arrastarão ao mar. Oh! que fazes? Aferra-te fortemente ao porto..." (Horácio) Gramática Latina pág.458; Dr.Napoleão Mendes de Almeida. (Uma sumidade internacional, lecionava: Grego, latim e português. Que Deus o tenha, querido professor. Deixo aqui registrado o meu carinho, o meu amor e a minha gratidão por suas abençoadas lições.)

No mais, doutora Lilian Maial, ficarei feliz ao vê-la em minhas humildes páginas, enquanto fico salivando meu delírio, sonhando em publicar algo com a senhora.

Claro que, se houver recussas, enviarei textos em latim de poetas e amigos como Ovídio, Virgílio e muitos outros.

Valério Máximo: "Demosthenes cum inter initia juventae non posset dicere primam litteram artis, quam affectabat expugnavit vitium oris sui tanto studio ut la efferretur expressius a nullo;...(Demóstenes como no começo da sua mocidade não pudesse pronunciar a primeira letra da arte que cultivava com ardor, combateu o vício da sua boca com tanta aplicação que chegou a pronunciá-la mais claramente que ninguém;...) ... Fertur quoque, insertis calculis ore, solitus multum ac diu loqui quo vacuum esset promptius et solutius....( Dizem também (que) depois de colocar pedrinhas na boca costumava falar muito e por muito tempo para que, (estando) vazia, fosse mais pronta e mais desembaraçada...." (Gramática Latina, pág.493 - Dr.Napoleão).

Mastigo ilusão, mas da minha boca esta pedreira não se dissolve.

Dicionário de Questões Vernáculas

Nos braços da erudição o mestre vaga;

Chuta a lua, descabela o horário;

Brinca com amor, surta ao contrário.

Sua sapiência elimina a raíz da praga.

Seu horizonte a gramática alarga;

A ideia escrita voa de que berçário?

Voa, voa nas asas do seu dicionário.

Morte a opressão! Sua lição vence a saga.

A palavra é vidro, humana lida.

Ó céus, do esterco de Ênio ouve Eneida.

Sangrenta luta, oh! guerra aguerrida!

Doutor Napoleão Mendes de Almeida,

Heroi de troia, o certo é Áida ou Aída?

Vergílio geme ou Virgílio peida?

Consultem o Dicionário de Questões Vernáculas do Dr.Napoleão, Págs.16 e 337.

Sou mero aprendiz em tudo, e erro até para escrever o simples, mas venha, ó nau, meu coração é porto iluminando o mar escuro.

Ressalto, outrossim, que não recebendo seu convite (a esta altura já babando), enviar-lhe-ei o meu mais terrivel guerreiro, o Palavrão Cabeludo.

Se quiser saber mais sobre ele, basta clicar em Poesias: A Solidão Dorme De Pijama.

Mas por favor não lhe mostre os dentes, porque ele é deveras imprevisível.

Outro dia me convidou para írmos ao estádio de futebol. -Por que isso agora, perguntei. Você nem sabe distiguir o Dunga da Branca de Neve?

Estávamos no super-mercado, meu Deus, que vergonha passei.

Ele se descabelou todo e começou a recitar a bandeiras despregadas:

Shakespeare escrevia versinhos

degustando o amor de Julieta.

Enquanto Bocage, o putanheiro,

comia a arte na ....

Só de pensar, fico vermelinho de vergonha. Depois dessa, temo quando ele pensa em visitar meus bons amigos.

Esses dias andava inquieto, revoltado. Quase foi às vias de fato nas páginas da minha querida amiga Joana Toda Pura.

Depois de muito trabalho, o pobrezinho dormiu soluçando de tanta saudade.

Ele é temperamental, mas tem um bom coração. Por isso venham nos visitar. Obrigado

Américo Paz
Enviado por Américo Paz em 17/06/2010
Reeditado em 23/09/2010
Código do texto: T2324276
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.