Cartum... Não é a capital do Sudão?




Um professor universitário da Escola de Belas Artes da UFMG, ou qualquer outra, sei lá. No primeiro dia de aula com os aprendizes, indagou ao aluno chamado João, um metido a expert.

-Por favor, João. Preste atenção e me responda. Atualmente cartum é notícia nos mais diversos meios de comunicação, inclusive na Copa de 2010. Então, João! Você pode me explicar esses fatos e suas ocorrências no mundo?

- Professor. Não quero ser o mais inteligente da sala de aula. Pelo meu conhecimento, Cartum é a capital do Sudão, e a última ocorrência que tenho notícias de lá. É que o presidente Omar Hassan al-Bashir no dia 14 de junho desse ano, nomeou seu novo gabinete de coalizão, e apontou o Lual Dengm de Darfur no sul do país no posto chave de ministro do Petróleo (www.estadao.com.br/noticias/internacional,governo-do-sudao-nomeia-gabinete-em-meio-a-aumento-de-violencia,566497,0.htm). Como todo mundo sabe, este líder sanguinário é procurado por crimes de guerra pelo Tribunal Penal Internacional.

A turma deu gargalhadas, instantes em que João se levantou e disse:

-Não é isso pessoal o que falei? Qual a razão de tantos risos?

O professor interrompeu, inquirindo novamente.

-João! Diga-me uma coisa. Qual o curso mesmo que você pretende estudar e fazer conclusão?

-Professor, eu estou aqui para aprender a fazer uma charge, uma caricatura ou até mesmo um desenho humorístico. Por isso escolhi esta carreira promissora.

- Eu só quero lhe advertir que apesar do mesmo nome, cartum é um desenho humorístico e quem faz é o cartunista.

-Professor. Eu lamento mais lá em casa o dicionário perdeu exatamente esta página com as letras “CART” que o senhor está falando. De qualquer forma, eu falei a verdade lá de Cartum.



créditos: Imagem do google

ERASMO SHALLKYTTON
Enviado por ERASMO SHALLKYTTON em 11/07/2010
Reeditado em 30/09/2011
Código do texto: T2371389
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.