SER FEIO NÃO É FÁCIL

Nem difícil.

É, digamos assim, complicado. E frustrante.

Que feio, assim como gordo, deixa de ser gente para virar referência.

Neguinho chega na festa e quer descobrir quem é Priscila, uma gostosa que deram a dica de estar a fim dele. – Pris? – e em vez de contarem que roupa veste , qual a cor do cabelo, para facilitar a identificação, tascam na lata: - É aquela perto do feio!

E ao contrário de uisque e obras de arte que, quando mais velhos melhoram , o feio só se desvaloriza. Tenho uma amiga beirando os cinquentinha, feia de doer, que tem a mania de afirmar de boca cheia: - Hoje tô assim, mas quando tinha meus vinte era de parar o trânsito!

Só se foi atropelada no sinal, penso eu sem dizer nada. E falo com absoluto conhecimento de causa! Porque se hoje sou um cinquentão horroroso, também fui um quarentão feioso, um trintão Deusmelivre e um jovem Epa!

Adolescente, imaginava ser popular. É que todos os meus amigos me convidavam para irmos juntos nas baladas. Depois descobri que era pura estratégia. Qualquer um virava um Adônis perto de mim e catava mulher. Só me dei bem uma noite de sábado que o Ticão – por incrível que pareça, mais feio que eu – me levou numa festinha cheia de filé.

Me dei bem? Exagêro puro e simples. Porque terminamos a noite, os dois, jogando bilhar e enchendo a cara de pinga com groselha no Bar do Xará. Sem pegar titica nenhuma!

Em criança também era feio. Apesar dos meus dotes artísticos sempre fiz figuração nas peças de teatro da escola. Minto! Fui ator principal em tres peças: O corcunda de Notre Dame, A bela e a Fera( divinhem que papel fiz?) e numa adaptação da vida de Toulose Lrautec, que a professora de Artes encenou no final da 6ª série. – A sua cara! Falou, justificando minha escalação.

E desconfio que era um nenen feio. Que razões teriam meus pais para esperarem 8 meses para o batizado? – Júlia( era o nome da minha mãe) vamos esperar um pouco mais! Se não rosnar pra ninguém . . . – Meu pai deve ter dito à contragosto.

Ser feio é foda! Além de referência é adendo proposicioanal. Não entenderam o que quis dizer? Os feios que me leem , vão dizer que nunca ouviram: - Ele é inteligente sim, mas é feio! – ou então: - Ele é um caral legal, mas é feio!

As vezes o feio tenta esconder um pouco a feiura . Barba por exemplo. Mas se pensa que vai ficar um cara charmoso como o George Clooney, com aquela barba grisalha, tá enganado. Trudia deixei crescer a minha e divinham? Fiquei parecendo um cactus depois do vendaval.

Mulher bonita adora ter amigo feio. Sei lá, deve ser tática para não ser cantada por aquela coisa horrorosa. Que feio, eternamente esperançoso de catar uma gostosa, sempre é educado, gentil e solícito com todas. Com uma ressalva: quando ultrapassa a linha vira estrupador. Com direito a foto de procura-se em todas delegacias de polícia do país.

E feio não deve se casar com mulher feia. (Pois é isso mesmo que leram: feio também se casa). O motivo deste, digamos conselho, é pura sobrevivência. Numa união dessas é bem capaz do médico jogar fora o feto e criarem a placenta. E mais tarde os pais serão obrigados a comprarem dois ingressos quando irem ao Zoo. Um para entrar. Outro para poderem sair.

Existem duas maneiras para o feio deixar de ser feio. Primeiro: reencarnação. Mas se neguinho não for espírita, fica meio difícil. E quem garante que não nasce feio dinovo? Porque? Sei lá! Carma. Castigo de Deus. Pagamento de dívidas de vidas anteriores.

Segundo: ficar rico. Que mulher nunca acha rico feio. Ou alguém acredita que o Ronaldo, o fenômeno ia pegar esses filés se fosse servente de pedreiro ou caixa de supermercado? Ou o Onassis ia rangar a Jacqueline não tivesse aquele monte de poço de petróleo e fosse um motorista de caminhão?

Ganhar um pouco na loteria dá até pra levar um foto do Rodrigo Santoro num Pitanguy da vida e pedir prele fazer o que dá, mas ganhar escandaloso precisa nada não. Mulheril vai cair matando.

Porque se o capital da mulher é a beleza, a beleza do feio é o capital.

É ou não é?