Culinária Básica: Primeiros Passos

Atenção, você que agora se inicia na arte e na técnica da pilotagem do fogão: é importante que saiba algumas coisas antes de se aventurar cozinha adentro, para que não diga depois que não foi avisado. Vamos tentar sistematizar estes conceitos para que, ao final deste modesto curso, você, que na cozinha só sabe abrir a porta da geladeira, saia por aí fazendo altos jantares e surpreendendo os amigos.

Sem nenhuma conotação sexista, estamos aqui utilizando a concordância nominal no masculino, porém temos consciência que existem muitas mulheres que não sabem nem onde fica a cozinha. Portanto, apesar do tom aparentemente masculino que é dado ao curso, este serve de colher para as mulheres também. Colher de sobremesa, que mulher em geral a-do-ra doces.

A primeira informação importante: cozinhar faz sujeira, e essa sujeira deve ser limpa. Portanto, aquela mesa esquisita com uma espécie de bacia furada enfiada dentro dela, que curiosamente tem uma torneira por perto, serve justamente para isso. Chama-se Pia e tem a função de auxiliá-lo a lavar as panelas e demais utensílios, conforme forem sendo usados no preparo dos alimentos.

Outra informação crucial: o pano de prato não tem múltiplo uso. Não, você não deve limpar o azeite que caiu no chão com ele. Em tese, deveriam existir quatro tipos de panos na sua cozinha: o de pratos, o de mãos, o da pia e o do chão - sendo que, pasme, sua camiseta não é nenhum deles. Ela seria um quinto pano, que só tem a função de proteger sua barriga.

(Aliás, existe também o avental, mas este fica para outro capítulo.)

Bem, antes de qualquer providência inicial, lave as mãos. Sem muito sabonete. Não, não precisa e nem deve passar nenhum creme ou perfume nelas, apenas lave-as com detergente e enxugue-as no pano (de mãos, por favor).

Depois disso, você precisa escolher o que vai preparar. Mas, seja o que for, é bom que você providencie água quente, pois cerca de 73,8% dos pratos triviais utilizam-se dela em seu preparo. E para tanto, eis que chega até você sua primeira aula prática:

COMO FERVER ÁGUA

1. Tente achar uma panela, caneca, chaleira ou leiteira limpa;

2. Coloque água dentro dela, abrindo a torneira da pia (veja definição acima);

3. Acenda o fogão – aqui dependemos de alguém que conheça o utensílio para ensinar a ligá-lo, pois, diferentemente dos homens, cada fogão acende de um jeito. Caso você esteja só, procure o manual e leia antes. Certifique-se que o fogão esteja conectado a um botijão de gás que não esteja vazio ou ao gás de rua com a conta paga.

4. Coloque a panela, leiteira ou o que for (desde que não seja de plástico) com água sobre o fogo e espere que faça bolhinhas. Cuidado com os óculos ao abrir a tampa para verificar, pois o vapor poderá embaça-lo e você ficará momentaneamente cego.

5. Assim que a água fizer bolhas enlouquecidas, estará fervida. Pode desligar o fogo (reveja o manual) e deixe-a ali, sobre o fogão, para ser utilizada depois. Lembre-se que, se ela esfriar, você poderá repetir a operação.

Agora vamos passar às dúvidas.

a) Não, isto ainda não é uma sopa.

b) Microondas? Sim, também ferve água. Ahn? Num e-mail que você recebeu dizia que é perigoso ferver água no microondas? Ok, vamos checar esta informação.

c) Pode sim, pode abrir a cerveja e ir tomando enquanto a água ferve...

Na próxima aula, vamos aprender a transformar esta água em algo comestível. O que? Caldo em tabletes? É, pode ser... Mas estava pensando em algo mais elaborado...