Ficha Suja
    Andar pelas calçadas de nossa velha cidade de Barreiras é uma verdadeira aventura. Especialmente para pessoas idosas (eu, idem). Pois foi o que aconteceu com aquele casal de velhinhos que andava pelas “calçadas” da Rua Abílio Faria, de braços dados (apoiando-se um no outro para evitar acidentes). E eu, que ia alguns passos atrás, mesmo sem querer ouvia o diálogo deles.
– Meu velho, você  viu quantas candidaturas cassadas tem este ano.
– Uma vergonha! É a Lei da Ficha Suja. Olha a rampa aí! Desvia, minha velha. Pode escorregar.
–  Como é que antes não havia nada disso? Cuidado com o degrau. Não vai tropicar aí. Vai mais devagar!
– Mas eu acho que no fim eles darão um jeito. Não é mesmo? Pula o degrau aí.
– Como é que vou pular, velho. Não tenho mais idade.
– Tem razão. Então desce devagar esta rampa aí. Está escorregadia. Mas para uma coisa a Lei da Ficha Suja está servindo. Na próxima vez eles terão mais cuidado com os abusos. Né mesmo? Olha a carrocinha do pipoqueiro aí. Desvia.
 – Como é que eu vou desviar, meu velho? Só se eu for pela pista, na contramão. É perigoso.  Se vem carro?
 – Mas, minha velha. É preferível desviar do que você quebrar uma perna nesta calçada cheia de ressaltos, degraus e rampas. Faz como eles.
– Como eles, como?
– Desvia os buracos, pula os degraus e não escorrega nas rampas.
– Que coisa! Não sei porque fazem tantos degraus nessas calçadas! Vixe!
– Acontece que a coisa sempre foi assim. Mas lá um  belo dia aparece alguém que tropica, cai e se machuca. Né mesmo?
– Que Deus nos livre, meu velho. E que Deus te ouça! 

 
 

Vinícius Lena
Enviado por Vinícius Lena em 18/08/2010
Reeditado em 19/08/2010
Código do texto: T2444849