CUNTECEU EM DELFIM MOREIRA -2.

CUNTECEU EM DELFIM MOREIRA - 2

Na cidade de Delfim Moreira, em Mingerais, na fazenda do Seu Cotia e Dona Fia – pais do meu cumpadi Paulo Kostella, mais cunhicido pur PK — homi brabo qui só veno —, a propédade era tão grande, mais tão grande, qui gastava uns três dia vuano de “Heli Cópiro” modi urubuservá toda a propédade. Era terra qui num cabava mais! De riba duma montanha qui tem lá, a gente tinha qui oiá durante uma semana pur todo lado mode inxergá toda a propédade. E tinha tanta cabeça de gado! Mais era tanto gado qui mar dava modi ispiá o pasto, só gado nelore. Inté paricia um lençór branco ispaiado no chão visto lá riba de “Heli Cópiro”... se um boi tirasse a pata do chão ficava dois dias cum ela no ar, pois num tinha cumo colocá a pata no chão... o lugá já tava ocupado... tinha inté rodízo modi o gado deitá... metade deitava e o resto ficava em pé... os garote, os mais novo, era os úrtimo a deitá, primeiro os mais véio.

Antonce, um puáia de outra cidade, comprou um pedacinho de terra na divisa da propédade do Seu Cotia... uns 5 arquer.

Num buteco da cidade de Delfim Moreira, adondi os ricaço se arreunia modi cumentá sobre negóco, o propétaro dos 5 arquer de terra tava se gabano de pissuí uma fazenda... falava qui era fazendero... era novo na cidade, havia chegado “a pouco de fora”, e ficava contano vantage pra a todo mundo tentano se inturmá...

Intão, o cumpadi PK chegou no bar, iscutou o açunto e feiz um prego untado para ele:

— Tem gado pur lá?

— Tem e muito!

— Tem quans cabeça de gado?

— Sempre tá berando umas 20 mil cabeça... Tem época qui chega a 30 mil cabeça... Depende...

— Nossa! Sua fazenda deve cê muito grande! Quantos arquer tem?

— Bem... tem 5 arquer...

Todos no buteco olharo pro sujeito num creditano no qui ele falava...

— Óia aqui seu mintiroso... — gritou meu compadi PK —, cumo 20 mil ou 30 mil cabeça de gado vai cunsigui ficá em 5 arquer de terra? Ocê é um grande mintiroso!

— É verdade!

— Mintira! — gritou o cumpadi PK de novo. — Sua terrinha é na divisa da fazenda do meu pai!

— Bem... eu dice qui tava sempre berano umas 20 mil, 30 mil cabeça... Todo dia o gado do seu pai, do Seu Cotia, fica berano minha cerca... sempre tá berando umas 20 mil, 30mil cabeça de gado na minha propédade! É disso que eu falei...

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

É mintira, cumpadi Kostella?