foto: guarda-chuva tipo samurai...comprei um e quando voce terminar de ler, vai entender por que?..tinha que ser, e' o unico jeito de por aqui me defender...heheheh!!!


            '' MEU LUGAR...onde e' o meu lugar? ''

         
            O centro da cidade e' que nao e'...entao onde e'?...por la'e' assim ohh de gente, de carro, de trafego, uma balburdia, uma multidao apressada que andam parecendo que vao tirar a mae, o pai, a familia inteira, da forca..e vai ver vao mesmo.

                E dia de chuva entao!!! vichiii!!! os malditos guarda-chuvas e as danadas das sombrinhas...ohhh coisa danada de atrapalhada sohh!!..e' um tal de desviar pra ca', desviar pra la' , para nao bater e mais agua ainda tomar na cara, no corpo inteiro..tem que se andar que meio de lado, olhando, mirando, onde da' para melhor passar no meio daquelas coisa molhadas gotejando agua....opa!! perdao senhora..eheheh...de nada senhor, foi nada nao..

                E imaginas ? descer a rua do Convivio..aquela danada da Treze de Maio que vai desde la' de cima da estacao ate' la' embaixo, terminando na Catedral? ainda bem que por la' termina, ou comeca? sei la'...por que assim depois desta jornada epica, voce pode na catedral entrar e rezar...rezar e agradecer de ter saido vivo de tao dura experiencia..sobreviver mais uma vez um dia de chuva nesta rua portando as armas poderosas..os homens os negros, as mulheres as multicoloridas.

                E isto tudo com chuva fina, que se for chuva forte, aguaceiro e ainda mais com vento, quem anda?quem consegue dar um passo sem bater, ser batido pelas armas negras e coloridas? e o vento nas esquinas entao?

               Danadas esquinas ventosas, ali sim e' que a onca bebe agua... 

              Vento forte que levantava saias das mulheres, levantava...que agora as espertas usam calcinhas por baixo, claro, sempre usaram, mesmo nos tempos das saias levantadas, eu vi muitas de todas as cores e tamanhos..era ''muleque' safado espiava mesmo,heheh ..


                                               
               E agora cobrindo a calcinha usam a tal da calca comprida...horriveis calcas compridas, ..nao sobem mais com o vento das esquinas..e o vento das esquinas vai levando de roldao as armas negras ou as coloridas, e as danadas das armas, que seriam para nos proteger da chuva, fina, grossa, nao importa...saem virando no avesso e na sua cara batendo...

               E 'as vezes vem de duas...'as vezes ate' treis, parecendo flechas de indios..zupt e acertam o alvo...seu guarda-chuva, e ai vai o seu tambem pro embrulho

               E voce com ''pressa'' ,e nada anda nada funciona, da' um passo e nao avanca, vai ficando nervoso, vai se irritando...e nas ruas mais estreitas entao?...por exemplo, na Barao...rua antiga, mas charmosa, rua de lojas finas, cafe's..de tudo um pouco...vem la' de cima, comeca no Colegio Ave Maria, passa pelo Largo do Para', e vai terminar la' na igreja do Carmo, passando antes pelo tumulo de Carlos Gomes o maestro...rua linda, estreita e com calcadas dos dois lados...isto e' que causa o caos..calcadas mais estreitas ainda..construidas no tempo do Imperio..D.Pedro II andou por ali...ele tinha poder para isto...e por que nao fez? aumentar as calcadas...naaaooo..eu queria que ele visse, se por aqui ainda estivesse, o que me aconteceu...que vexame!!!

             Chuva forte, forte mesmo, eu apressado, ''guarda'' em uma das maos, pasta 007 na outra, apertada no peito, papeis que nao poderiam molhar, e em frente 'a Drogasil, sem querer esbarro em um senhor, meu   ''guarda''  no '' guarda'' dele, ele, talvez por ser da idade de aparentemente  Matusalem? se desequilibra, sorte dele que foi do lado da farmacia...tinha espaco, nao caiu, que se 'e do lado da calcada..baubau, caia mesmo e eu parando e pedindo desculpas...pra que?

            Fechou a guarda e fechou tambem o '' guarda'' dele e o tempo fechou mais ainda do que ja' estava fechado...o '' guarda '' dele era daqueles que tem uma ponta de metal...pra que heim? descobri!!! vira uma arma mais poderosa do que ja' e'...comecou primeiro a me cutucar..parecia um dos treis mosqueiteiros espetando tudo e todos..Tuche!!! an guard!! e veio, levantei a pasta, meu '' guarda'' ainda aberto, voooouu longe..foi parar no meio da farmacia, quase que fura minha pasta 007...cachorro!! pensei, e nao pensei duas vezes..fugi dele, catei meu '' guarda'' , fechei...era daqueles que quando voce fecha fica que nem um cassete...um cassetete de guarda...e mandei uma so'...zuiiiimmmm na cabeca dele...o Matusa rodopiou, e na sargeta ficou...a enxurrada  o molhava...nossa!! ate'da' para fazer uma poesia...poesia? 

                 Fiz foi e' confusao...quando ele estava me batendo ninguem se metia, nada falavam..olhavam, viam, riam..e quando eu, dei uma so', foi uma so' mas valeu por dez....o povao se meteu:-

                 Ehhh cara...pode para'...ce ai ohhh faiz isto nao...nao ve nao? ele e' velho...coitado!! e uma senhora tentava ajudar o Mata Matu e olhando com odio, com raiva me dizia "-

                 Num sabe seu lugar nao ? vai bate no seu pai covarde...e eu imaginando onde seria meu lugar, onde eu gostaria de estar agora?

                 Em casa, na minha sala, deitado no meu sofa' predileto, aquele que ate' tem a marca do meu corpo, minhas almofadas, meus travesseiros, minha manta felpuda, me cobrindo do frio...que era Julho, temperatura no zero..e ate' o zero da gente congela, tomando cha' com biscoito feito da tal de araruta..ehhh ..filha da puta...ouvi!! voltei...era comigo e era o Matusa,alem de eu estar fudido, ainda ouvia este nome feio, este palavrao dirigido 'a minha dignissima pessoa..e de novo parti, mas fui impedido..

                Mane', o bom portugues Manoel, gerente da farmacia, meu conhecido, me segurou, pros fundos levou e o Matusa la' gritando, gesticulando, algo que eu nao entendia...Mane' o que o fdap ta' falando la'?

                Quer que voce pague o '' guarda'' dele

                O queeee? apanhei dele e ainda quer que eu paga por ter apanhado e ainda sem culpa? eu ja' pedi desculpas..e' o maximo que poderia fazer...e fui..fui nada...a confusao na porta da farmacia era tanta..ate' guarda , que nao era guarda-chuva tinha..parei, ele me olhou com raiva..achei melhor pagar

                Quanto e'?

                $ 25 reais

                 O queee? e ja' ia comecar tudo de novo..chamei mesmo e chamarei cem vezes....ladrao!!! velho safado!! pago nao, ladrao...do $10..ta' bao? nao estava..

                 Num vo sai na chuva, vai voce ai na loja em frente entao...compra um, mas compra dos baos..porcaria nao quero....fui...me fudi!!

                 Com a chuva os '' guarda-chuva'' se abrem para os precos..vao la' nas nuvens...comprei um parecido, mas sem ponta de metal, paguei $ 15..tinha oferecido $10...levei na cabeca , tomei chuva de novo, atravessei a rua, levei agua das rodas dos carros...entreguei, ele examinou, atentamente, abriu, se virou...nem obrigado falou...nunca mais o vi, acho que ja' morreu e foi se fuder no inferno...parecia mesmo bem velho, diz Mane' que ele tinha mais de 70..setenta!!! aquele la' Mane' tem mais e' mais de 1000 mil...e que estava ele fazendo na rua Barao naquele dia naquela hora e que tinha de trombar comigo justo agora?

              Destino? pensava eu...para que eu aprendesse meu lugar?...teminei o que tinha que terminar, foi rapido e rasteiro, o cartorio era ali pertinho, e catei um taxi e pro meu sofa' quentinho fui...paguei o taxi, eram quatro da tarde..me troquei rapidinho, Maria na cozinha, preparando o jantar, deitei no meu sofa..dormi...acordei, ja' era quase seis..Maria me pedindo :- Zezito, acorda...preciso de farinha de trigo, ta' chovendo para ir a pe' no bar do Ze...vai pra mim, vai, de carro e' rapidinho....fui

               Me troquei, devagarinho, tava tao quentinho ali no sofa' e la' fora aquele frio de '' lasca' ''..abri a porta da gararem e cade o carro? Maariiiaaa robaram o carro..ela veio...
 
               Zezito voce nao veio de carro ...veio de taxi, onde deixou seu carro?

               Putsssgrilo!! deixei no estacionamento..chama um taxi..enquanto me troco direito....que saco!!
 
               Rapido motorista , o estacionamento fecha 'as sete, se nao pego meu carro so' amanha depois da sete..e quem vai levantar cedo neste frio...voce? nao? nem eu..

              Viu? onde 'e meu lugar?
 
              No hospicio...no manicomio...neste mundo doido onde vivo...velho puto!!! Matusa do cao!!! viu? velho? o que voce feizzz pra mim...me deixou puto, com o saco cheio , nervoso... e dai? dai que por sua '' causa'' gastei o que nao podia, fiz o que nao devia e ainda escuto:- 

              E dai?...daqui ohhh velho safado!! 

              E ate' Maria tomou as dores do velho quando contei o '' ocorrido'' e o defendia e dizia"

              Foi a chuva tambem Zezito...a chuva forte que nao para estes dias..deixa todo mundo nervoso, os velhos mais ainda, tem dores nas juntas...nos joelhos..tadinho Zezito..olhe para voce, jovem, forte, saudavel e batendo num coitado de um velhinho fraco...talvez ate' doente...e bla bla bla...deixei ela falando sozinha...fui para meu lugar, agora aprendi meu lugar..nao saio mais 'a rua...a rua nao e' meu lugar...o sofa' , marca Delicia, e' o meu lugar...

            Como na musica do Rei..."" eu voltei, agora para ficar...eu voltei, aqui e' o meu lugar..."" e e' mesmo, meu sofa' meu mundo, meu castelo..e nao dou e nao troco meu sofa' por outro nenhum...nao e' aqui o meu lugar?..entao? entao??....levantei por um minuto, fui ao banheiro fazer xixi..quando voltei vi que nao tinha mais o meu lugar....Beleza, minha cachorrinha tinha tomado meu lugar...quentinho, fofinho...ali e' o lugar dela..sai, fui 'a luta, trabalhar...que na verdade e la' meu lugar...no trabalho...sofa' e' para quem pode

               Beleza pode...eu sustento ela, ela me sustenta tambem...no amor canino...no amor sem interesse..Maria nao!!! Maria  tem interesses e muitos

                Vai trabalhar? ja'? que pena!!! nesta chuva?

                Que voce quer para o jantar hoje? e eu respondo e ja' vendo ela com a mao estendida esperando..dou, nao um beijinho de despedida..dou o dinheiro, ela fica feliz, Beleza fica tambem e eu ?....puto de vida!!!

                La' vou eu mais uma vez para o centro velho da cidade..levar guardachuvadas de velhos Matusalens!!
 
   
                                                 
                         *************************
WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 31/08/2010
Código do texto: T2469904