'' O BAR DO ZE' ''

              Homem. Precisa ser homem para entender.

              Melhor, precisa ter nascido homem , nao importa se nao for muito '' fanatico'', pode ser que seja ate' '' fanatico'' por homens, se assim for, entendera'

              Bar...bares de periferia, de bairros, pequenos estabelecimentos, servindo muitas vezes de mercadinhos, de quitandas, acougues, leiterias...minis minis super-mercados, onde se vende quase de tudo...querose, lamparinas, velas, fosforos, papel higienico, farinhas, ovos, leite, refrigerantes de marcas duvidosas e tambem as gostosas, frango, linguica, e as principais coisas...queijos frescos, duros, salames e mortadelas e depois vem as famosas marcas de '' pingas''...trocentas delas, algumas ficam nas prateleiras pegando a gordura, o '' ranco'', ficam pretas de sujeiras, nao se vendem nunca e cervejas, que isto nao pode faltar, e mais trocentas coisas se vendem por la'...no bar..e no bar do Ze' entao???

               A maioria das mulheres que vivem proximas, ou mesmo nao tao proximas, mesmo as de longe...ODEIAM...TEM ODIO MORTAL  QUEREM MATAR...ATACAR..TACAR FOGO NO BAR....e o bar do Ze nao fugia a regra...

               Eu nunca entendi por que? por que? mulheres odeiam este tipos de bares...cada pau que saiaaa entre eu e Maria!!!..e minhas filhas entao...cresceram odiando e mais ainda quando foram casando e eu indo la' e elas dizendo, elas dizendo...que eu nem convidar convidava...

                Que era eu que levava os maridos delas comigo..uau, sao casados e vacinados, maiores e eu dizia 'a elas....quem usa cuida...nao usavam?, que cuidassem...desaforo soh!!!

              Ohh sograo ta' indo no bar?..falavam em voz baixa e eu...SIM, em voz alta...posso ir?...vamos...e iamos e elas nos odiando para o resto da vida...cada pau que saiaaaa!!

            O BAR DO ZE'!!! que saudades que tenho daquele  bar.

            Era tao bom por la'... eu trabalhava duro, semana toda, sabado era com a familia...e domingo de manha Deus...voltando de ve Deus, la' ia eu pro Bar do Ze'...ficava por la' ate' uma...duas horas da tarde...vinha para casa, almocava, dormia, fazia nada, descansava, assistia tv..e la' pelas cinco, seis..oia eu di novo por la"...e ai so' vortava la' pelas deis deis e meia...e dormia!!! Maria?....me odiando!!!

             Mas nao era sempre assim que acontecia...mas eu ia, ia mesmo, sempre que podia...

              La' se lia o jornal, sossegado...ta' certo que tinha que se ler pagina por pagina...lia a numero um, esperava um dos putos fregues terminar de ler a dois..e assim por diante...

              Porisso Maria, a minha demora, entendeu? entendia nada...brigava!!!...

              Tinha mesa de bilhar...apostava, agora e' sua vez..pagava, ganhava, cerveja..costela assada, frango assado...

             Uma vez ganhei duas costelas e dois frangos na rifa dos nomes...aqueles cartoes que se escolhe um nome e quando se abre se bate com o que voce escolheu...ganhou!! ganhei e levei...a sorte que o cachorro, o Bidu, nao tava com fome e meus genros '' cataram'' antes de cair na lata de lixo..Maria, de odio atirou tudo no lixo...sorte que nao caiu, estavam embrulhados, foi com embrulho e tudo...ela nao comeu...azar dela, estava uma delicia...a esposa e filha do Ze' ficavam sabado 'a tarde, 'a noite ,e quase de madrugada temperando e Maria, a rica, a milho naria? jogando fora? ...jamais!!! tinha ganho com o suor do meu rosto...heheheh...foi sim, suava quando jogava bilhar...heheheh

            Conversas fiadas...so' conversas , Ze' do bar nao fazia fiado nao..nem pra mim, fregues de carteirinha...bebeu ?, comeu? paga antes...entao , as conversas...quanta ''bosteira''...o corinthians e' melhor..nada. o sao paulo...bla bla bla..a selecao? uma bosta...o teinador da selecao entao!!! coitado..de corno pra cima e a mae dele no meio...sendo mais que xingada de tudo que era nome....e queijo, salame com limao , galego..que se nao fosse galego eu nao comia...mortadela cortada em cubinhos e bem azeda do limao galego...

            E vinha o Ze', espertoooo....Que' que corta um frango assado? queriamos..ele cortava em pedacos pequenos, servia...alguem pagava esta rodada...eu paguei muitas!!!

            E fritava pastel...vinha a molecada comprar, eu comprava, comia que me fartava....de carne, de palmito, de pizza...que delicia!!!..e tinha aquelas jarronas, enormes jarras, com piclkes..azeeedooo, mas descia bem com cerveja...salsichas no vinagre, cebolas, ovos cuzidos curtido no vinagre, coxinhas, empadinhas, quibes...tudo feito na pequena cozinha, pela esposa e filha do Ze'...num era entao de dar agua na boca?...se era!!!

            E era um entra e sai, sai e entra, era um rodizio de gente, de homens...que mulheres dificilmente entravam por la'...ainda mais que as mesas de bilhares ficavam logo na entrada...nem mortas elas passavam por aquele corredor pequeno e estreito...nem mortas...diziam minhas filhas ou Maria se eu pedia...filha, vai pro pai buscar isto, aquilo...nao iam..durante a semana sim...que a esposa ou a filha ficavam muito no bar...mas quando estava o Ze'os homens sabiam a hora certa, a homarada sentia o cheiro do Ze'....e vinham em bando arrastar a asa...

              Nada disso ..e' que a esposa sabia das coisas, se ela permitisse durante o dia adeus vendas 'as mulheres...entao ela era mao de ferro mesmo...mas logo depois da seis ela descia para a casa , e liberava geral o bar do Ze',...e sabados 'a tardinha, depois das quatro mais ou menos idem e domingo liberado geral....

               Bar do Ze'...bar de periferia, bairro classe media e media baixa...tudo misturado...quem frequentava o bar do Ze'?....brancos, pretos, mulatos, japonez, indio, russo, americano..., sapatonas, viados..todo mundo,  que como eu  disse , quem tivesse nascido com pau no meio das pernas iria por la' com certeza!!!..menos as sapatas , claro, mas o Ze' nao discriminava ninguem...todo mundo para ele era fregues e se respeitava o bar, sua familia, nao brigava, la' poderia com certeza estar...palavroes muitas vezes se ouvia...mas ate' em patio de escola se  houve.., entao? que diferenca fazia?

               Nunca vi, ou soube, de uma briga sequer por la', nunca a policia foi chamada por briga, tiroteios..nunca!!!...havia sim, certas discussoes, mais acaloradas, por times, por politicos, por religioes e a sapata Mado..era Madalena, mas era casada mais de vinte anos com Mariangela, que era uma '' sandalinha'' linda , linda...mulher mesmo, odiava o bar..odiava que o Mado fosse por la''...ela quando conversava com minha esposa contava e Maria apoiava a Mariangela e punha mais lenha na fogueira..e Mado, a sapata amiga mesmo, pronta pra defender os amigos por ali...escreveu nao leu, o pau comeu..com ela nao juvenal!!! era a campea~ no bilhar, na cerveja, tinha uma borracharia pelo bairro, todos nos homens iamos trocar pneus por la'..e ela : - e ai companheiro?, cossava o saco, guspia  no chao e maridao da linda Mariangela..que odiava tambem o bar do Ze'''...e tinha a Silvinha e suas amigas...

                 Era um viado comportado, sentava por ali, de perninhas cruzadinhas, nao amolava ninguem, pelo contrario, tinha sempre papo cabeca, conhecia o corpo humano, por dentro e por fora...era o medico do bar do Ze'....ihhh quirido, toma isto..toma aquilo...gripe? vem ca' e dava receitas tiro e queda...gostava de uma cervejinha, jogava bilhar que nem um louco...se ganhava do Mado entao!!! fazia aquela festa...ele o Mado puto, pagava , mas pagava com raiva...sempre achei que a Mado nao ia muito com a cara dele..mas se davam bem...e quando vinham um bando deste entao por la'?...era uma festa...alias, o bar era uma festa ... 'as vezes vinham tocadores de violas por la'.... de sambas...forros....mas para mim os melhores eram os grupos de cavaquinhos, tocavam pagode...ai sim a coisa pegava fogo...eta tempo bao soh!!!

              Quando eu comprei minha casa, uma quase na esquina do bar do Ze', o bairro estava desenvolvendo, fui o primeiro morador da minha casa...tinha muros baixos e eu para ir no Bar nem precisava dar a volta na rua...pulava o muro e pronto, saia em frente ao bar...Maria exigiu...ou ergues este muro ja'..agora ,ou vou me embora...ergui!!! em duas semana olha la' o muro alto rebocado e bem pintado...'a volta toda da casa, ficou uma fortaleza...mas de que adiantava? eu pelo portao saia do mesmo jeito...desaforo sohhhh!!!! e o bairro cresceu, outros bares se abriram, e fecharam tambem, padarias luxuosas, restaurantes, mercados grandes...mas o bar do Ze' ali ohhh sobrevivendo!!!

               O bar do Ze' ja' existia quando me mudei, nao era ele o dono, mas logo ele comprou...e foram vinte e cinco anos de boa amizade...minhas filhas eram pequenas, os filhos dele tambem, foram 'a escola juntos, cresceram sendo amigos, minha esposa era amiga da esposa dele..minhas filhas casaram, meus netos vieram...os deles tambem...para mim era como se o Ze' fosse meu irmao...

                Neste vinte e cinco anos ele me serviu de terapeuta, de medico da cabeca, trocavamos ideias, discutiamos coisas impossives de serem discutidas com outras pessoas...quando me aposentei..nada para fazer e o bar do Ze' abria cedo..ele levantava cedo, vinha padeiros, leiteiros e outras mercadorias, e muitos e muitas, mulheres, iam comprar seu pao, seu leite...e eu levantando cedo tambem, indo la' ler o jornal, ele tinha tv.por la' assistindo noticias e '' fofocando'' do pais, do mundo, do bairro...upa!! quanta coisa sabe um dono de bar...uauauau e tomando minha media com pao e manteiga, comendo sanduiches de mortadela, salame...que delicia!!!

                  E a vida cobra seu preco, ele foi ficando mais velho,cansado da vida de dono de bar, ficou doente, sarou, melhorou e voltou 'a ativa...tinha agora uma chacara com direito 'a piscina e tudo...a familia ia, ele ficava no bar, so' aos domingos 'a tarde comecou a ir ter uma tarde de lazer...e eu...e eu...tambem mais velho agora e com planos de voar para longe, e voei....me despedi do meu velho amigo Ze' do bar...do bar do Ze'...parti para outras terras...longe do bar do Ze'...que pena!!!

                  Pronto Maria,  pronto minhas filhas, nao vou mais ao bar que voces tanto odiavam, sem saberem que eu era feliz por la'..e engracado!!! toda esposa,  quer a felicidade do seu marido, ...mas quando o  marido diz que e' um pouco feliz no bar do Ze'...puta que pariu!!! o mundo cai, o mundo caia, o mundo ainda cai...cassete!!!....para mim foi o fim, o fim de uma era, e agora onde vivo, cade? o bar do Ze'?...outra gente, outros costumes, falsa moral....que coisa!!!

                   O bar do Ze' nao me deixou nem mais rico e nem mais pobre...do jeito que entrei sai, o dinheiro que gastei por la' era meu, em primeiro lugar, eu trabalhava e muito, fazia uns bicos extras e separava uns trocados para mim...gastava la'...minha esposa e filhas nao trabalhavam fora, Maria cuidava da casa e as filhas so' estudavam...e era roupas, cds, festas..cabelooooo toda semana, unha, pe' e lembrem-se eram quatro...quatro...e eu? era um so' e ainda assim mesmo reclamavam que o dinheiro nao sobrava porque EU EU...enfiava tudo no rabo do bar do Ze'...viram? sentiram?..

                    O bar do Ze' nao '' comeu meu cerebro, nao me enguliu "", nem fiquei viciado e nem viado..de tanto andar por la' e conversar com a tal da Silvinha e suas amigas, educadas meninas..so' vendo!!! e muito menos virei sapata loca por ter amizade com o borracheiro sapatao Madalena, o Mado...isto tudo dizia Maria...vai vai la'...uma hora comem teu cerebro por la'...ou entao te engolem inteiro...o que sera' bem feito, bem feito mesmo...marvada nao?...nada disto aconteceu...

                    O que aconteceu? o tempo...o tempo senhor da razao ..ele o tempo se encarregou de acabar com tudo..

                    QUE PENA!!! 


                           ***************************
WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 01/09/2010
Reeditado em 01/09/2010
Código do texto: T2471529