O TAMANQUINHO

O TAMANQUINHO

Êle era dado à gostosão.Apesar de uma cara,digamos,não muito dentro dos padrões de beleza,tinha sorte com as mulheres.Era o legítimo "tipo galináceo".

A espôsa,de um segundo casamento,lhe controlava.Ou...Pensava que o fazia ,até porque o "gostosão",não perdia uma.

Fim de semana.A prole se organizando para descer ao litoral.

Tudo arrumado,e a turma capitaneada pelo "exemplar chefe de família "toma o rumo das praias.Guaratuba seria o destino.

Pela janela os olhares de filhos,esposa e...A sogra! Deslumbram-se com as paisagens ao seu redor.

Inicia-se a descida da Serra do Mar.Num determinado instante,êle,o gostosão,depara-se com o par de delicados tamanquinhos um pouco abaixo do assento.Fica desesperado,não faz a menor idéia a quem deve pertencer o dito cujo.Foram tantas nêste últimos dias!?... Vai que a mulher descobre êstes malditos tamancos?...Tô frito em óleo de soja.

Rápido no gatilho,encontra uma saída.Sai para o acostamento e com a maior cara de pau simula estar vendo pelo espelho retrovisor uma fumaça saindo dos pneus traseiros.

Os ocupantes entram em pânico e êle os ordena para que saiam do carro e observem a parte traseira enquanto êle acelera.Nêste ínterim com muito jeito coloca os tamanquinhos por debaixo do carro e sugere para que todos retornem pois já solucionou o problema,com a troca de um fusível,etc...etc...

Todos mais calmos,inclusive êle,o gostosão,e a viagem prossegue.Solitário sobre o asfalto,o par de tamancos observa o automóvel a distanciar-se.

Chegam na casa de praia.Instalam-se e vão se acomodando com um certo conforto.

A sogra,de banho tomado,cheirando à leite de colonia (Verde!) ela só usa o tradicional,joga-se de busanfa no sofá da sala e ordena a um dos netos.

Meu querido!...Vai até o carro e traga-me os tamanquinhos que comprei especialmente para calça-los aqui.Vou ficar uma gatona com êles.

O gostosão,tenta disfarçar a dolorida adaga do remorso a perfurar-lhe a consciência.Olha pela janela a imensidão azul do mar enquanto rumina em seus pensamentos:

Pelo sim,pelo não,foi melhor o que fêz.Como poderia adivinhar que aquela "mala" calçaria tamanquinho bordado?

PS.Êste relato faz parte de uma série de "histórias que ouço" em minhas andanças.Outras ainda virão por aí.