Filósofo de Boteco

Em Homenagem aos Filósofos, Analistas e proctologistas de Boteco

Uma coisa que sempre fiz foi evitar beber em botecos que tivessem como boas vindas na entrada essa frase chula ¨ SE VAI BEBER PARA ESQUECER, PAGUE ANTES DE BEBER ¨ pois acho que é uma grande agressão a quem inadvertidamente vez por outra esquece a carteira em casa e só lembra quando é hora de pagar a conta, será que o dono do estabelecimento não sabe que a bebida não nos torna apenas filósofos mais também solidários, alguém sempre vai aparecer e pagar a conta pra você, desde que você seja mulher e com atributos físicos que façam com que alguém queira esticar a noite mais um pouquinho, como esse não é o meu caso, grudo na minha carteira como se ela fizesse parte do meu próprio copo, quero dizer corpo, afinal também nunca sei quando terei que ser solidário a alguém. No mais se você passou da conta e estão dizendo que esqueceu de pagar? Quem garante que eles não esqueceram que você pagou? Uma coisa tenha certeza, de cobrar nunca esquecem.

O chato mesmo da noitada é aquela famosa ressaca moral do dia seguinte, quando você acorda ao lado daquela que à noite parecia ser a mulher mais linda do mundo e a luz do dia, sem maquiagem pergunta pra você com ar de reprovação, você sabe o que você fez ontem à noite? Olha dá uma vontade tão grande de vomitar! Deve ter sido a mistura, Pois é bêbado não perde só a noção do limite mas, do perigo também, come qualquer coisa. Mas não fique se recriminando afinal de contas, se quer ter aquele pitelzinho de volta tome uma atitude, beba mais uma ou duzias afinal, ¨NÃO EXISTE MULHER FEIA, VOCÊ É QUE BEBEU POUCO¨.

Aprendi com o tempo e algumas juras de amor desperdiçadas em mesas de bar que, alguns romances só tem futuro no auge da embriaguez, assim como palavra de bêbado, é igual ao álcool evapora com a mais suave brisa, o bom mesmo é não levar a sério e trocar idéias, por falar nisso, um grande amigo de copo e garrafas uma vez me falou que, ¨ HOMEM QUE NÃO BEBE NÃO É CONFIAVEL ¨. Analisando a frase, isso fiz tomando umas, fui descobrindo que isso tem muito a ver com algumas facetas da nossa personalidade que somente a bebida revela, sabendo disso alguns cidadãos enrustidos evitam a todo o custo beber em ambientes que tenha algum conhecido, lembra daquele seu amigo que quando toma umas gosta de lhe abraçar e beijar? Pois é! Segundo esse meu amigo tremendo filosofo e analista de boteco, existe três tipos de bêbado, o égua, o pai d´egua e o filho de uma égua.

O bêbado égua é aquele que bebe muitas vezes solitário naquele cantinho, tímido e sem falar com ninguém, é sempre alvo das chacotas dos outros e o responsável desde o tempo de Herodes e Pilatos pela criação da frase mais temida por quem bebe, ¨ ANUS BEBATUM, DOMINUS IGNORATUM ¨, Arrasei no latim não foi? Depois que escutei essa frase nunca mais bebi em pé e antes de sentar sempre passo a mão na cadeira pra ver se o assento está no seu devido lugar e livre de qualquer objeto pontudo, se não tiver cadeira, encosto na parede para evitar que o monossílabo fique desprotegido. Mas dando seqüencia, quero dizer continuando...

O bêbado pai d´egua, esse anda sempre bem acompanhado, muitos amigos, muitas mulheres, conhece a todos e paga bebida pra todo mundo, gosta de colocar a mão no ombro dos outros e faz sempre questão de dizer a seguinte frase ¨ VOCÊ SABE QUE EU SOU SEU AMIGO, NÃO SABE? ¨, mesmo que tenha acabado de lhe conhecer, ou seja é o mais politico de todos.

O bêbado filho de uma égua esse sim é o pior tipo, arranja discussão com todos, se ele se sentir menosprezado apela pro palavrão e ainda acha que você tem obrigação de escutar as suas historias e piadas repetidas e ainda dar risadas, esse nunca perde uma discussão e é sempre com ele que está a verdade, por falar em verdade eu vou é embora desse boteco antes que alguém apareça pra cobrar a conta de ontem que eu juro que já paguei. ¨BEBO NÃO NEGO, PAGO QUANDO LEMBRAR¨. Fuiiii!!!