COISAS DO TIO GU

O risco do Francisco

- Você sabe o que é Nióbio? – me pergunta o tio Gu.

- Não, nunca ouvi falar - respondo, curiosa. (E ele sabe que sou).

- Nióbio é um metal muito utilizado nas indústrias espacial e nuclear, na construção de oleodutos e gasodutos, abertura de campos de extração de petróleo, na indústria automobilística, instrumentos cirúrgicos de última geração, aparelhos de ressonância magnética e até na produção de aceleradores de partículas. Bem coisa do século XXI, responde orgulhoso.

- Vixi!! Tudo isso e eu nunca tinha ouvido falar?

- É. E hoje o nióbio é tão essencial quanto o petróleo, e ainda mais raro!

- E você sabe quem é o maior produtor mundial de nióbio:?

- Não faço idéia. Deve ser um desses paises do primeiro mundo.

- É nóis, fia. O Brasil já responde por 93,3% (dados do BNDS) da produção mundial, sendo que a maior jazida de nióbio, que está em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, (fronteira da Colômbia e Venezuela, dentro da Reserva Biológica dos Seis Lagos) ainda nem foi explorada!. Já pensou?

- Estados Unidos, Japão e Europa são 100% dependentes do nióbio brasileiro, mas são eles que determinam o preço de compra - continua, inconformado (às vezes meu tio Gu exagera um pouco, não dá muito pra confiar nas coisas que ele fala, mas continuo a conversa).

- Mas, se somos os maiores produtores, quase os únicos, isso é bom pra nós, não é? – pergunto, ingenuamente. - O senhor não fica feliz?

- Feliz e preocupado, responde ele- (e já me arrependo da pergunta).

- Se já invadem países por causa do petróleo, imagine pelo nióbio!, diz ele apavorado. (Coitado do tio! Agora viajou. É muita informação...)