Seu Dedé o grande vendedor.

Numa certa noite estavam sentados na varanda seu Dedé e seu Sabá, cada um numa cadeira de balanço já bem surrada pelo constante uso, de repente seu Dedé começa a contar para o amigo Sabá que quando era jovem foi um grande vendedor, daqueles que se bobear vendia até geladeira pra esquimó, foi então que ele falou:

-Numa certa ocasião estava eu procurando emprego nos classificados de um determinado jornal quando me deparei com uma oferta de emprego irrecusável, era uma vaga para vendedor de uma grande loja de departamentos, daquelas que vende de tudo, mas de tudo mesmo, desde o ramo de supermercado ao dos automóveis e acessórios.

-Mas desde quando tem uma loja assim neste fim de mundo? Exclamou Sabá.

-Deixa de tu ser bobo ome, num foi aqui nesta banda não! Foi lá pro rumo de São Paulo, respondeu com certo tom de desconforto seu Dedé.

-Ah, então o amigo me adisculpe é que eu pensei que tu já ia inventá uma mintira!

-E eu lá sou ome de minti? Parece até que tu não mi conhece?

-Oh, e como cunheço! Respondeu com ironia o seu Sabá.

-Então deixa eu continuá a istoria ou tu quer que eu pare?

-Tudo bem, continua.

-Como eu ia dizendo, quando vi o anuncio no jornal me preparei e fui pra tal loja de departamento, como ficava longe de casa a tal loja, tive que viajá pelo menos umas três horas de ônibus. Chegando lá a fila de candidato pra vaga tava quebrando a esquina, mais eu não me desanimei não, pensei com meus butões “sou bom vendedor mesmo, eu sei que a vaga é minha” e nisso cheguei até o funcionário que tava fazendo o cadastro dos candidato e disse pra ele:

-Seu moço o senhor já pode dispensar os outros candidato, pois sei que o emprego já é meu.

-Seu por que? Por acaso o senhor já foi selecionado? Já passou pelo teste final para ser admitido na empresa? Exclamou chateado o rapaz.

-Ainda não! Respondeu seu Dedé, mas sei que vou ser escolhido, pois vendo até geladeira pra esquimó e desafio vocês como sou bom vendedor.

-Mas que tipo de desafio o senhor propõe?

-Se eu não vender no primeiro dia o equivalente ou mais que um mês do salário do gerente eu desisto do emprego e ainda trabalho um mês de graça.

Miais do que imediatamente o rapaz chamou o gerente da loja e relatou-lhe o ocorrido, nisso o gerente ordenou que o mesmo dispensasse todos os outros candidatos e me desse a vaga.

-Seu Dedé, por favor se dirija até o RH, o senhor foi admitido para experiência de um mês, mas se não vender conforme o que o senhor propôs será demitido e terá que cumprir o acordo, tudo bem pro senhor?

-Tudo bem, respondi pra ele e perguntei logo quando deveria começar, sabe o que ele disse?

-não, o quê?

-O senhor começa agora mesmo.

-Então entrei na loja e me dirigi até o departamento onde deveria trabalhar.

-E onde tu foi trabalhar? Qual departamento?

-Fui trabalhar no departamento de camping, aquele que vende tudo pra pesca, tudo mesmo.

-Quando estava lá, já depois de meia hora entrou um cliente, então cheguei até ele e comecei a conversar e por fim acabei vendendo pra ele umas varas de pesca, umas iscas artificiais, uma barraca, um fogão portátil, uma geladeirinha à gás, uma lanterna e as pilhas, um saco de dormir, um lampião à gás, uma espingarda com bastante munição, um barco de alumínio com motor de popa de 60 HP, um reboque pra levar o barco, uma caminhonete pra puxar o reboque, uma tarrafa, uma rede de 30 metros e uma churrasqueira, só sei que a compra dele deu naquela época 160 mil, era trinta vezes mais que o salário do gerente que ficou besta quando viu o cliente sair da loja com toda aquela compra e que pagou à vista.

-Seu Dedé, por favor venha até aqui, me chamou o gerente.

-Sim senhor a seu dispor, respondi com cortesia.

-Quando o senhor chegou aqui dizendo que era um bom vendedor eu duvidei, mas dou meu braço a torcer o senhor é bom mesmo, o cliente veio comprar uma vara de pescar e o senhor vendeu tudo aquilo pra ele, só sendo bom mesmo.

-Na verdade ele não veio comprar vara de pescar não!

-Não? Exclamou com cara de espanto e duvida.

Então eu disse pra ele:

-O cliente entrou aqui querendo comprar um absorvente pra esposa que está naqueles dias, então eu sugeri pra ele que fosse pescar, já que ficaria pelo menos três dias sem fazer nada.

Bert Noleto - 11/01/2011

Bert Noleto
Enviado por Bert Noleto em 11/01/2011
Código do texto: T2722700
Classificação de conteúdo: seguro