Brasil - A Invasão Holandesa ( 3 )

Em 1581, os holandeses descobriram um fato importante: não eram espanhóis.

Por isso declararam emancipação, do império espanhol, e resolveram conquistar mais territórios. Foi assim, que a Holanda acabou ganhando o apelido de "Países Baixos".

Durante a expedição do navegador Olivier von Noort, o capitão sofria com a doença do escorbuto. Na baía de Guanabara, ele pediu um carregamento de Ki-suco e cerveja Bavaria.

Como os cariocas da época não eram tão malandros assim, ainda, negaram a cerveja, mas em compensação negaram também o carregamento de suco, obedecendo ordem da Metrópole.

Desesperado o capitão tentou forçar um desembarque ( um verdadeiro "golpe baixo" ), mas foi repelido por indígenas ( que na época também não eram tão preguiçosos assim ). Olivier von Noort acabou tendo de se contentar com umas pilhagens no Chile e no Perú.

Depois foi a vez do navegador Joris van Spielbergen, que tentou a todo o custo aportar em Cabo Frio, Ilha Grande e São Vicente. Como foi malogrado, prometeu que jamais faria um filme sobre o Brasil ( tradição seguida até hoje pelo seu descendente Steven Spielberg ).

Mas os holandeses acabaram dominando o "calcanhar de Aquiles" brasileiro, Salvador. Lá, os baianos tinham preguiça de lutar.

Foi em Pernambuco que os holandeses capitularam ( palavrinha difícil ). O governador de Pernambuco ( cabra da peste de nascimento peruano ) Francisco Barreto de Meneses expulsou os holandeses.

Infelizmente a Holanda conseguiu sua vingança na Alemanha em 1974 expulsando os brasileiros da copa do mundo. Episódio parecido se deu em 2010, na África do Sul, onde os brasileiros voltaram a ser expulsos pelos holandeses. Esse último incidente inclusive ficou conhecido como "O pisão em Robben" ou "A era Dunga - o regresso".

Tarciso Tertuliano Paixão
Enviado por Tarciso Tertuliano Paixão em 23/01/2011
Código do texto: T2747182
Classificação de conteúdo: seguro