Brasil - Mem de Sá ( 4 )

Memsaliniano de Sábiaturra, como tinha um nome impronunciável e horrível, costumava usar o diminutivo de Mem de Sá.

Ele foi nomeado terceiro governador-geral em 1558, sucedendo Duarte da Costa, que não conseguindo expulsar os franceses da Baía da Guanabara, teve de passar o cargo a Mem de Sá.

Os franceses haviam feito amizade com nativos conhecidos como "tamoios", liderados pelo temível caçique Cunhambebe, que tinha esse nome por causa do costume de beber o sangue de suas vítimas que eram mortas por empalamento.

Como os franceses e os tamoios levavam ampla vantagem contra os lusos-brasileiros, José de Anchieta e Manuel da Nóbrega, começaram a catequizar os nativos.

Nesse período, duas grandes obras foram realizadas: a construção da via Anchieta, por José de Anchieta, ligando São Paulo a Baixada Santista. E Manuel da Nóbrega criou a "praça da alegria", que é transmitida até hoje pelo SBT.

Foi em 1565 que o sobrinho de Mem de Sá, Estácio de Sá, fundou a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, e a escola de samba Estácio de Sá.

Depois de muita luta, Mem de Sá expulsou os franceses e ainda os obrigou a deixar aqui a receita do pão francês, e os cahorros poodle. Mas os tamoios continuaram lutando em suas canoas de 13 metros e 30 tripulantes.

Mas em 1575, Cabo Frio foi cercada, por lusos e nativos catequizados, e os tamoios se renderam. Como sabiam o terrível segredo do nome de Mem de Sá, os portugueses massacraram todos os índios desarmados.

Mem de Sá morreu em 1572, e a coroa dividiu o Brasil em dois governos, um ao norte com sede em Salvador e outro ao sul com sede no Rio de Janeiro.

O governo dividido não deu resultado, pois os cariocas se mostraram "malandros" demais para governar, enquanto os bainanos eram por demais "preguiçosos" em tomar decisões.

O governo foi novamente unificado com sede em Salvador pois Lourenço da Veiga ficou com preguiça de sair de lá.

Tarciso Tertuliano Paixão
Enviado por Tarciso Tertuliano Paixão em 23/01/2011
Código do texto: T2747782
Classificação de conteúdo: seguro