Brasil - Inconfidência Mineira ( 5 )

No fim do século XVII, foi encontrado ouro no território de São Paulo, que depois recebeu o nome de Minas Gerais.

Prontamente de "olho grosso" nas riquezas do Brasil, a coroa portuguesa instituiu "o quinto", imposto de 1/5 de todo o minério encontrado no território do Brasil. O povo daqui logo apelidou de "quinto dos infernos" o imposto da coroa.

Como se não bastasse, se o imposto não conseguisse atingir o valor mínimo, ainda haveria "derrama" ( entrega de jóias e bens pessoais dos colonos até chegar ao valor desejado ).

Mas logo a fonte secou, e a decadência da mineração fez com que ficasse impossível pagar os impostos à Portugal.

Então em Minas Gerais, os poetas Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga, o padre Rolim, e o alferes Joaquim José da Silva Xavier, apelidado Tiradentes, resolveram iniciar a Inconfidência Mineira.

O movimento pretendia separar Brasil de Portugal, não fornecendo mais pão-de-queijo, doce de leite, e tutu à mineira.

Isso deixou os esfomeados portugueses realmente enfurecidos.

O movimento ia dando certo, e baseado nos iluministas franceses, os separatistas iam ganhando terreno. Beneficiados de alguma forma com a "ingenuidade" dos portugueses.

Mas como todo movimento tem sua "traíra", a Inconfidência não podia ficar atrás. Joaquim Silvério dos Reis acabou "dedando" os inconfidentes, para que tivesse suas dívidas perdoadas.

Claudio Manuel se matou, Tomás Gonzaga foi para a Ilha das Cobras por três anos onde foi "picado" durante todo o tempo de sua pena, e o padre Rolim se tornou maçom.

A pior pena foi para Tiradentes que foi esquartejado e teve as partes de seu corpo espalhadas por todos os caminhos em Minas Gerais para servir de exemplo.

Foi assim que muitos psicopatas brasileiros aprenderam a despedaçar suas vítimas e colocar os pedaços do corpo em malas minúsculas.

Mas a coroa não se deu por satisfeita, pois em 1999 Tiradentes sofreu a maior das punições ao ser interpretado por Humberto Martins em um filme horrendo.

Mas seu exemplo acabou dando alguns bons frutos, pois foi por sua causa foi criada a profissão de dentista no Brasil.

Tarciso Tertuliano Paixão
Enviado por Tarciso Tertuliano Paixão em 27/01/2011
Reeditado em 18/05/2012
Código do texto: T2756249
Classificação de conteúdo: seguro