O Bom Humor

O bom Humor nos ajudará na relação com os outros. Para se ter bom humor é preciso, ter uma vida saudável, vida equilibrada, gostar de si mesmo ter auto-estima e paz. ..."paz que com ela o bom humor que é o seu fruto" .

Um espírito alegre e brincalhão é fruto de uma vida de realizações, conheço pessoas desse tipo e o seu jeito de ser. Não tem alta formação, trabalha com prazer e está sempre disposto e rindo.

Há também no bom humor que não pode ser confundido com brincadeiras de mau gosto ou gozação barata, fazer pouco caso dos outros, rir dos defeitos alheios ou de uma gafe cometida. Isso não é bom humor é grosseria e falta de educação.

Ainda que em certos momentos da dor e da tristeza, o bom humor nos ajudará a relevar um pouco o mal acontecido. Não há momento maior para demonstrar o bom humor quando algo de ruim nos acontece.

Bob Hope, ator e humorista americano ensinava que o maior humor é quando se faz humor consigo mesmo. Ele era mestre neste exercício, fazia piadas dele próprio, e das suas mancadas e a platéia se divertia.

Quem está lendo este texto poderá pensar que sou pessoa bem humorada. Eu me considero uma pessoa alegre e tento ter bom senso, ser equilibrado, mas quanto a ter bom humor, acho que sou bronco neste sentido. Sendo do signo de peixes, que têm o temperamento instável, hora está rindo hora "mal humorado".

Li certa vez uma frase sobre o mau humor onde se que dizia que ser mau humorado é o pior defeito de uma pessoa.

Se estamos de mau humor,se cria uma clima pesado, as pessoas tendem a fugir dessa companhia e se aborrecendo o que é pior. O mau humor é contagioso. Ele reflete nas demais pessoas nossa ira ou raiva, não conseguindo controlar-se se desencadeia assim uma força negativa para o ambiente que ele se encontra, capaz de se tornar ódio. Isto é terrível.

O mau humor é um estado de ânimo, onde nada está bom, é uma situação de fracasso onde o equilíbrio está distante da pessoa. O temperamento do mal humorado pode redundar em desatinos maiores até com agressão, ou aqueles estouros terríveis que a pessoa sai de si demonstrar sua falta de controle.

Procure fugir desses temperamentos que são agressivos ou explosivos, que não são capazes de se controlar.

(*) É um mal que necessita de tratamento.

Para controlar o mau humor estou fazendo um tratamento com um especialista em psiquiatria, na verdade ele me ajuda pouco, pois, isso depende de cada um exercitar o auto controle, mas a medicação ajuda bastantes. O médico pediu que eu continuasse o tratamento através do medicamento que se chama Trileptal (Oxcarbazepina) 300mg, que foi prescrito por um medico clínico, mas o psiquiatra aprovou para que tomasse um pela manhã e outro a tarde. Tive assim uma melhora considerável. Aliás, tomando o remédio me sinto mais seguro e com força de vontade para relevar até os aborrecimentos.

Existe uma oração para não se aborrecer. Vou postá-la ao final desse texto.

O mau humor pode também ter origem com os males do fígado. Quando se está com o fígado alterado é bom tomar um medicamento para desopilar o órgão, que necessita da secreção da bílis, do contrário o sangue que circulará na corrente sanguínea, vai alterar o nosso sistema nervoso e dai ter consequências no humor.

Faz bem a saúde do ser humano o riso. A Revista Seleções do Reader’s Digest , tem uma sessão que se intitulada, Rir é o melhor remédio. Há boas piadas, algumas bem criativas, que vale a pena acompanhar nessa revistas, não importando o mês e o ano, isso nos ajudará a modificar o nosso estado de animo, o temperamento, quando estamos tensos ou nervosos.

Como identificar logo, uma pessoa que está mal humorada. Ela tem a face tensa, o olhar sombrio, as têmporas exaltadas...dando a impressão que não está para brincadeiras. Se a pessoa insiste em demonstrar estes sintomas, que há no seu interior, é melhor se prevenir do que contestar seja lá o que for contra essa pessoa, pois pode acontecer algo inesperado. Ou pode ser que está sofrendo dos males do fígado, em geral pessoas com esse transtorno, está de mau humor. Medicamento em cima, ou talvez um chá para desopilar o fígado ajudará.

Bons resultados e boas noticias, nos ajudam a ter bom humor. Quando estamos com pessoas alegres e divertidas, aquelas que são boas companheiras, falam de assuntos agradáveis. Isto estimula o bom humor.

Quando estamos usufruindo bons resultados em nossa vida, quando não há dificuldades financeiras pela frente, as finanças estão controladas, em geral a pessoa está de bom humor.

Faltando o dinheiro para as nossas despesas, outros males surgem além do mau humor, são as preocupações e os pensamentos ruins que nos afloram.

Uma vez um amigo foi ao médico, ele dizia que doía em varias partes do corpo. Desde a cabeça até os pés. O médico experiente arriscando um palpite, pergunta ao paciente.

__O que você faria se estivesse com uma nota de R$ 100 no bolso.

__Resposta do cliente: Ah! doutor com uma nota dessas, eu estaria rindo.

Grande verdade.

Para uma pessoa escolher seu estado de espírito, isto é, estar de bom humor ou de mau humor. Com a minha experiência de vida, posso lhes dizer que quando não há nenhum incomodação para decidir ou fazer etc. em geral estamos de bom humor. Não tem sentido a pessoa ficar mal humorada quando não há nenhum tarefa incomoda para fazer, convenhamos. Mas supondo que a pessoa saia para fazer qualquer coisa fora de casa. Pega seu automóvel e no primeiro cruzamento depara-se com um motorista em velocidade, ou mesmo pouca velocidade. Há pessoas, motoristas que são verdadeiras lesmas nos trânsito. De uma hora para outra essa pessoa já fica enervada e se não tiver controle em dizer para si mesmo, essa pessoa não está com nenhuma pressa, ela está a passeio. E se você tem pressa procure um meio de ultrapassá-lo e fim do problema.

Li certa vez uma frase de Abraham Lincoln, ex-presidente americano que disse: "Se você estiver disposto a tirar o melhor de si mesmo, não deve brigar nunca. É melhor deixar um cachorro passar por você do que ser mordido por ele". Traduzindo, releve, compreenda o outro. Dizem que quando compreendemos o outro em geral quando nos parece ofender, recomenda que devessem tentar compreender porque está agindo dessa maneira. Se procedermos desse modo, compreendendo não será necessário o perdão posterior. Compreendendo já é um artifício para 'deixar passar'.

Estamos discorrendo sobre o Humor. Façamos uma pausa e reiniciamos o tema com outra conversa.

II

Um sinal do mau humor, pode significar que você está com má digestão. Então procure conhecer seu metabolismo, saber que determinados alimentos lhe fazem mal, como por exemplo algum tipo de alimento, o queijo por exemplo, pode lhe causar uma má digestão. Ou talvez, você compreende, é um sintoma positivo. Quando seus familiares estão bem, presumidamente com boa saúde, no trabalho e em seus lares, é motivo de sobra para você ficar sorrindo, e agradecer aos céus para não dizer a Deus mesmo, que tudo está bem, então louvado seja o Deus Glorioso. Demonstre gratidão a Deus pelo fato de que você e sua família estão bem. Eu me convenci, que estar em paz consigo mesmo e com Deus, cumprindo as suas obrigações cristãs, é uma forma positiva de você encontrar a paz de espírito.

Há grandes lideres que conversam sobre a relação com Deus, dizendo que a paz está dentro de você mesmo. Você é capaz, tem todos os meios e formas para viver em paz, aceitando o fato de você estar vivendo, num estado de conforto e bem estar consigo mesmo, que nada vai impedir a sua felicidade. Não é uma conquista de uma hora para outra e sim um estado obtido ao longo de sua caminhada, você já fez inúmeras experiências de vida e chegou a essa conclusão, de que você não pode alterar o modus-operandi da existência, você nasce, cresce, amadurece, envelhece e morre. Não dá para fugir disso, não há escapatória. Por que então não depositar inteira confiança na Divindade Eterna, que pelas observações que temos na propria natureza, a vida e a morte é normal. Olhe as plantas, os rios, as arvores e flores. Cada uma delas, têm um tempo determinado. Por que não aceitar as alterações dos seres vivos, cada qual com sua característica, e aceitar o ciclo normal da vida, perguntamos.

Este é um estado de espírito, que qualquer não crente não tem. Sua percepção de vida, é material, apenas tem consciência disso no inconsciente, de outra forma não seria capaz de subsistir. Alguns teimam em negar a filiação divina, por ter obtido um hábito de não crer em nada, são agnósticas portanto, talvez por orgulho e soberba ou foram educadas e acostumadas a não crerem em nada, apenas em si mesmos. Um vida alheia a essas flutuações espirituais torna a meu ver um pessoa, descrente e rude de caráter, que dia mais dia vai morrer e chegar a um estado de estagnação, que possivelmente causará dó e pena. Não se pode fazer nada com indivíduos assim, porque deliberaram ser assim, ou são destinadas a pensarem assim, por alguma razão que se desconhece. Há tempo e modo de modificar as coisas. Sabemos de casos, Deus tem modos de chamar as pessoas para seu convívio: pela graça infusa, pela doença ou problema ou por convite. Pessoas existem que são instrumentos para levar a pessoa a descobrir sua filiação e identidade. Muitos escutam e atendem os chamados, por isso é importante convidar. Sem convite, não como saber se a pessoa aceita ou não o chamado. No livro de Samuel, profeta, a uma maneira de ser chamado, que se chama vocação para a profecia. Samuel foi chamado em sonho e atendeu o convite, mas neste caso, trata-se de uma graça infusa. Creio que aqui, Deus tenha ouvido a oração de Ana e atendida em sua lamentação gerou este filho e o prometeu a Deus, tornando-se auxiliar do profeta Elias é um exemplo de chamado divino.

Exemplo bíblico de mau humor, sucedeu com Jonas. Jonas convocado por Deus para libertar Nínive, a principio achou pesada sua missão e tomou outro rumo que o levaria a cidade. Desgarrado da missão, entrou num návio para fugir cada vez mais distante, mas no meio do mar uma grande tempestade atingiu o navio que estava. A tripulação depois de algum tempo de hesitação, concluiu que a tempestade tinha um responsável. Jonas. Então deliberaram atirá-lo ao mar. Imediatamente a tempestade se acalmou. Jonas então foi engolido por um grande peixe e transportado até a praia, durante três dias esteve no ventre do peixe que o vomitou por ordem divina. Passado o susto, Jonas se dirigiu a Nínive, fez sua pregação, pedia o arrependimento daquele povo, e sem resultado, pôs sua reinvidicação a Deus que prometera caso não o escutassem Deus destruiria a cidade. Distanciou-se da cidade e num monte ficou a espera debaixo do sol esperando o castigo que Deus lhe prometera caso não o ouvissem. Sentou-se ao lado de pequena mamoneira e aguardava furioso a promessa do castigo. Mas Deus, em sua misericórdia e pedagogia resolveu agir de outro modo, e quis perdoas os ninivitas, começando por afetar a raiz da mamoneira, que imediatamente secou. De péssimo humor, exemplo clássico de convicção de nosso texto, Jonas reclamava de Deus por não ter cumprido sua promessa de destruir Nínive, cidade bastante habitada da França.

Sinal de que não aceitava as coisas como devem ser, e sim ter o péssimo hábito de que as coisas sejam conforme o nosso modo de pensar em detrimento da vontade soberana de Deus.

Vale a pensa ler o episódio nos pequenos três capítulos do livro de Jonas no antigo testamento.

III

O bom humor ou levar as coisas na esportiva é um boa atitude para quem quer deixar a vida me levar, cf. a letra do pagode de Zeca Pagodinho, deixa a vida me levar. Claro que você não pode descuidar dos detalhes, uma boa formação, uma boa escola, trabalho não deve faltar, estudos cada dia mais aprimorados e uma boa sorte para você encontrar um trabalho que lhe responda as suas expectativas. Com paciência e perseverança e boa vontade se consegue tudo o que a gente precisa, é só seguir esse lema. Trabalho, estudo, e um pouco de sorte em disponibilizar seus talentos. Cada um terá com certeza o seu para fazê-lo frutificar.

Levar as coisas na esportiva é aceitar as brincadeiras, ou pedir um tempo quando você não está a fim de brincar. Temperamentos explosivos, desde que comedidos não é empecilho para você crescer na vida. Particularmente tive muita dificuldade em me relacionar com as pessoas no trabalho, porque me acostumei o falar o que pensava, claro que em certas ocasiões o melhor remédio é cautela e ficar em silêncio. Como diz mesmo aquele axioma, "Obedece quem precisa...

"Escuta quem tem juízo, obedece quem precisa...." mais ou menos isso.

O Bom humor, é um sinal de inteligência...Não lembro de ter lido nada a respeito de Jesus, se era acostumado ao riso. Já o espírito de Jesus certamente ria, naquele episódio em que dizia: João Batista jejuava e vocês judeus não o ouviam. O Filho do Homem come e bebe e vocês o chamam de glutão.

E o episódio em que elogiou as criancinhas. Deixai vir a mim as criancinhas porque delas é o reino dos céus.

Jesus cumpria a sua missão carregando a cruz e derramando seu sangue. Neste contexto, Jesus não poderia rir. Mas foi zombado muitas vezes pelos que o crucificam. Desce da cruz se és o Rei dos Judeus, ou te salva a ti mesmo.

Amar a Deus e a teu próximo como a ti mesmo. Amai-vos uns aos outros assim como eu fiz com vocês, amem-se uns aos outros. O que vos ordeno é isso, que vos ameis uns aos outros.

Amai os vossos inimigos, que recompensa terá se vos amardes a quem vos ama, os pagãos também fazem isso.

do humor. Reconhecer as nossas faltas, respeitar o próximo, relevar as faltas alheias, não julgar teu próximo, porque com a mesma medida que medirdes os outros, sereis medidos vós. Perdoai quantas vezes. Até setenta e sete vezes sete. Ser bobo e aceitar tudo é ser caridoso. Não é. Não brincar com assuntos sérios. Cada um sabe tem discernimento para saber quando brincar, ou quando tiver que levar as coisas a sério. É assunto de nossa salvação seguir a voz de Deus e buscar a nossa salvação.

O rico ri a toa. Diz outro ditado. Jesus também disse que quão difícil é um rico entrar no reino dos céus. Cristo afirmou isto por censurar o apego dos ricos ao dinheiro e ao poder. Busquem as coisas do alto, as coisas do Reino e a sua justiça e tudo o demais vos será acrescentado.

IV

Oração para não me aborrecer-se.

Há muito tempo que nós, os homens, perdemos o gosto pela solidão.

Achamos ótimo esse martelar constante do rádio com a última canção, do cinema, da televisão, e andamos à caça das grandes manchetes dos jornais com uma ansiedade quase mórbida...

Estamos excessivamente acostumados a todos esses estímulos externos, e o seu zumbido nos é tão familiar, tão congênito, que nos acontece como às crianças ricas, que necessitam de muitos brinquedos para não se aborrecerem.

Porque esta é a verdade, Senhor: sentimo-nos terrivelmente entediados quando estamos sós.

Vendemos a nossa intimidade porque nos espanta o nosso vazio interior. Somos vazios por dentro. Com um vazio que dá vertigens.

Vivemos à flor da pele. À flor dos sentidos...Estamos cheios de pressa, porque temos tanto que ver, que bisbilhotar, que ouvir, que ganhar e gastar...

Como um animalzinho que tem os sentidos muito despertos, vivemos a curto prazo: prazo de sentidos. É preciso satisfazer o olho, o estômago e tudo o que há em nós de instintivo. Porque...dentro, não há nada.

Não gostamos de pensar, porque estamos em resposta para as perguntas séras, para os problemas de longo prazo e de largo alcance, que são os grandes problemas humanos nos quais, ao fim e ao cabo, sempre se acaba tropeçando contigo, Senhor.

Estamos vazios de idéias. Pressentimos que o importante está dentro de nós. Mas somos terrivelmente covardes. Fugimos.

Fugimos de nós mesmos, da nossa intimidade, que é onde nos encontramos cara a cara com o nosso destino, com o verdadeiro sentido da nossa vida, com aquela conversa interior onde Tu, Senhor, nos esperas para dialogar conosco...

Esse diálogo salvador espanta-nos...E então fugimos, despistamos, fazemos por ganhar tempo, abrindo mais os olhos para o que luz, a fim de matar melhor esse tédio interior que se transmuda pouco a pouco em remorso.

Dá-nos, Senhor, amor pela solidão. Por esta solidão do coração que nos convida, mesmo no meio de uma praça pública, em plena rua, a olhar para dentro de nós mesmos.

Dá-nos gosto pela reflexão espiritual, que é onde Tu, Senhor, que és Espírito, falas ao nosso espírito.

Ajuda-nos a preencher este tremendo vazio do nosso interior com a tua evocação e com a tua presença, para olharmos as coisas como Tu as olhas, para julgá-las como Tu as julgas.

Protege-nos contra a fuga de nós mesmos e faz-nos encontrar, onde quer que estejamos a sagrada solidão em que Tu te comunicas.

(Oração de autoria de Ângelo Caldas) Temas cristãos 35 Editora Quadrante, 1989.

clesio de luca
Enviado por clesio de luca em 22/02/2011
Reeditado em 03/03/2011
Código do texto: T2808444