O CAUSO DA CÚIA

Cúia...para quem não sabe é um apetrecho feito de cabaça - um tipo de abóbora seca - que cortada ao meio dá duas cúias e era usado antigamente como utensílio doméstico nas roças como até hoje ainda existe e os músicos também envolvem a cabaça com bolinhas atreladas a vários fios de naylon fazendo um chocoalho...Existe também o cuité...uma cúia pequena que até hoje é usado para se beber uma pinga.

Bão... dois amigos fazendeiros, vizinhos, e com o mesmo problema... um tinha um filho meio abobado e o outro tinha uma filha meio abobada também...e os dois abobados davam muito certo, desde criança sempre brincavam juntos, era um amizade danada. E os dois filhos se tornaram jovens...

O pais de ambos um dia conversavam...

- Cumpadre... nossos fios já tão ficano adultos... e o mundo é cruel...vão abusar de sua filha e do meu filho por aí...

- Intão, cumpadre, vamos casá os dois... eles vão morar com nóis e nóis vamo tratá deles...

E assim foi feito para proteger os filhos do mundo, principalmente a moça.

No dia do casamento os convidados começaram a falar no ouvido do rapaz se ele sabia o que tinha que fazer com a mulher de noite... e o rapaz ficou incabulado.

-Paiê... tão falando qui eu tenho qui fazê umas coisa cum minha muié de noite... o qui qui é!!!

O pai, meio sem jeito, explicou, explicou, mas o rapaz não entendia espirito da coisa.

-Mais quantas veis qui eu tenho qui suxá nela meu mijadô pai.... quantas veis... pai!

-Bem... vamo fazê o siguinte... eu vou pegá uma cúia e pedaço de pau... e ficá do lado de fora perto da janela do seu quarto...eu bato na cúia e você cutuca sua muié... certo!!!

-Tá bão!

Fim de festa, os recém-casados no quarto e o batuque da cúia começou...uma pancada lá fora, uma cutucada na mulher... uma pancada lá fora uma cutucada na mulher...

O pai,então, começou a bater com mais rapidez na cúia tentando acelerar o processo...

- Paiêee....paiêee...paiêee ... - começou a gritar o filho de dentro do quarto.

- O qui é meu fio... o qui é!!!

- Ripica a cúia, pai... ripica a cúia, pai... ripica a cúia, pai...