FESTIVAL DE MENTIRAS

Temos aqui uma série de mini-diálogos entre dois caipiras, cada um provando que é mais mentiroso que o outro. Seus nomes são Zé do Bode e Zé da Roça. Ei-los:

Zé do Bode – cumpade, uma vez eu vi dois passarinhos formando uma dupla sertaneja, com violão e tudo, cantando em riba de um telhado. E vosmicê, o que viu?

Zé da Roça – vi um terceiro passarinho, que era o empresário deles, falando ao telefone...

Zé do Bode – cumpade, uma vez eu vi um elefante prantando bananeira no meio da roça

Zé da Roça – o que vosmicê num viu foi que havia um passarinho segurando o bichão pelo rabo pru mode ele não cair no chão!!

Zé do Bode – cumpade, uma vez eu segurei um touro brabo pelo chifre!!

Zé da Roça – isso num é nada!! E eu que peguei um tubarão pelo chifre?

Zé do Bode – mas tubarão num tem chifre!!

Zé da Roça – mas esse tinha engolido um touro e deixou os chifres pelo lado de fora!!

Zé do Bode – cumpade, meu filho é doto em muitas coisas. Ele já “engoliu” um bocado de livro por aí!!

Zé da Roça – cumpade, isso não é nada!! O meu filho engoliu uma televisão inteira e sabe de tudo que acontece no mundo!!

Zé do Bode – cumpade, vosmicê num vai acreditar!! Eu tava no cinema na cidade grande e acenei com a mão pro mode o mocinho do filme aperceber que eu tava ali. E não é que ele acenou de volta?

Zé da Roça – cumpade, isso é besteira!! Uma vez eu tava no cinema e consegui “entrar” no filme e ainda matei o bandido!!

Zé do Bode – cumpade, vosmicê num vai acreditar!! Eu viajei o mundo inteiro de avião em apenas 2 dias!!

Zé da Roça – meu caro cumpade, vosmicê não percebeu que eu tava do lado de fora do avião, apreciando a paisagem?

Zé do Bode – cumpade, uma vez eu pulei em cima de um buraco de 200 metros de fundura!!

Zé da Roça – já sei!! Era aquele buraco que eu tinha cavado com a unha!!

Zé do Bode – cumpade, uma vez eu engoli uma cobra e ela ficou se mexendo na minha barriga por uma semana!!

Zé da Roça – eu fiz a mesma coisa e depois engoli um radinho de pilha pra ela ficar escutando música esse tempo todo!!

Zé do Bode – cumpade, o papagaio lá de casa sabe de cor toda a constituição federal!!

Zé da Roça – pois o meu papagaio já se formou em direito!!

Zé do Bode – cumpade, uma vez eu chorei tanto que enchi um balde!!

Zé da Roça – e eu chorei tanto que tive que usar um balde pra tirar a água de dentro da canoa!!

Zé do Bode – cumpade, uma vez eu vi uma estrela cadente, que escreveu meu nome no céu!!

Zé da Roça – pois a estrela que eu vi só escreveu um “X” – ela era analfabeta!!

Zé do Bode – cumpade, o leite da minha vaca é tão boa que já vem pasteurizado!! Num precisa nem frever!!

Zé da Roça – cumpade, a minha vaca é ainda melhor, pois ela produz leite de soja!!

Zé do Bode – cumpade, uma vez eu entrei no olho de um furacão e subi até o céu e lá em riba tinha um castelo fromoso e cheio de riqueza!!

Zé da Roça – mas, cumpade, isso não é novidade não, pois fui mesmo que construí esse castelo!!

Zé do Bode – cumpade, uma vez eu vi uma lâmpada perdida por aí. Eu prantei ali mesmo no chão e nasceu um poste bem alto!!

Zé da Roça – Pois eu, cumpade, prantei uma outra lâmpada e nasceu foi um farol gigante que iluminava tudo!!!

Pedro Ernesto Prosa e Verso
Enviado por Pedro Ernesto Prosa e Verso em 24/03/2011
Código do texto: T2867546
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.