A ORDEM É SER politicamente CHIQUE!

Não resta dúvida de que estamos num mundo de aparências e a moda que está na aparente moda... é ser chique.

Difícil qualificar o que é "ser chique" numa época de conceitos tão descartáveis, porém, ando observando algumas falas e acontecimentos do entorno, que juntos, compõem a mensagem principal do meu texto.

Sou mulher, e qual mulher não quer ser chique, não é mesmo?

E como tem especialistas que já perceberam tal tendência...

Já contei que outro dia peguei alguém falando que sua futura nora encomendara o vestido de noiva em Paris.

Ingênuamente perguntei o porquê daquela logística de moda que parecia um tanto trabalhosa, posto que achei que a noiva precisaria ir longe demais para se manter chique no altar. Não poderia ser mais perto, digo, um chiquê mais da nossa terrinha?

A resposta que me veio:"Ora, Paris claro, porque minha nora é MUITO chique!"

Ah bom, respondi, já bem mais "chiquemente"informada. Mais que certo: para perguntas bregas só mesmo uma resposta bem chique...

Não tardou muito descobri que Paris não apenas está na ilusão de consumo das mulheres chiques do mundo, como está bem pertinho de todas nós, chiques mulheres iludidas pelas rádios aqui de São Paulo, aonde temos lá, um chique cantor Francês, o Gilbert, que nos dá todas as dicas do melhor do "chiquê" (gastronomia, enologia, turismo, arte, tudo da última moda chique parisiense e by galeria Lafayette) às meras sonhadoras mulheres que ouvem a tal da rádio chique pelas manhãs...nada chiques!

As dicas são tão meramente extravagantes que exemplificarei a vocês como se pode viver de chiques sonhos pelos chiques endereços de Sampa. É fácil.

Dizia ele que se alguém quiser ser chique como a primeira dama da França, mas com economia, basta ir aqui num chique point, na maison Chanel da Oscar Freire e arrematar um "tailleur" básico pela bagatela de aproximadamente seis mil reais. Nossa que pechincha!

Achei barato para se ser chique...a la primeira dama. É por demais!

Ele não esclareceu mas eu pressinto que deva ser alguma liquidação do chique que, um dia, já foi bem mais chique.

Pensei até em arrematar um tailleur para cada dia da semana porque chique mesmo é ser novidade da moda todos os dias, segundo as chiques experts em últimas tendências chiques.

Depois percebi que poderia se ser chique também como a primeira dama Obama, então, deduzi que o chique tem vários endereços pelo mundo, o que muda é só a ocasião. Bobeou no tempo...o chique já é brega!

Por aqui, vixi, os experts repararam em tudo dos Obama, na tonalidade de cada listra ou estampado dos seus fartos tecidos, em cada passo dos seus sapatos, na maquiagem, no cruzar das pernas, na cintura, no tchauzinho, gente, ser chique não é mole não! Dá um trabalhão.

Então, percebi que podemos ser politicamente chiques como as primeiras, ex-primeiras (por que não?) e principalmente como as segundas damas e até futuras primeiras damas, como a mais recente princesa da Inglaterra! Sabiam? Ditou o modelo desde o chique anel de noivado até o do vestido "chemisê" clássico à todas as garotas do mundo!

E quem não se lembra da loura trança tão chique que embelezou a posse da nossa chiquetésima e atual primeira dama, ainda que vez ou outra esteja ela de vermelho nos eventos à luz do dia? Ops, nada chique, aliás!

Ora, decerto que não sou só eu a relembrar!

Portanto mulheres...não basta ser chique.Tem que ter algo mais, ou seja, a moda politicamente correta é o chique da hora. Trabalhosamente chique.

Só um alerta às mulheres candidatas a chiques: ser chique não é só querer, há que se ter o tal poder...