DELEGADO MARIANO - 3

Como é de costume, em festa de padroeiro em cidade pequena as casa ficam abarrotadas de amigos que vem de toda a parte para assistir as novenas e participar da parte social que a festa oferece. Com o Delegado Mariano também não é diferente. No dia principal da festa – aquele em que a Igreja organiza na praça um pavilhão com quermesse e leilão de prendas e comidas típicas, tá lá o Delgado Mariano com um convidado ilustre. Tratava-se de seu colega, o Delegado Vicente Lira, lá da região de Patos.

O Delegado Mariano estava, desde cedo da noite com o seu convidado em uma mesa repleta de bebidas e comidas, tudo patrocinado por cinco homens que não mediam esforços para agradar aos dois. Inclusive arrematava prendas caras e ofertava- os graciosamente.

Foi quando um velho conhecido do Delgado Vicente Lira o reconhecendo, lhe chama em particular e avisa:

- “Lira, meu amigo, que tu tá fazendo ai? ...Nessa mesa ai está a pior estirpe aqui da região. Só tem traficante e puxador de carro!”...

O Delegado Lira se aperreou e chamou o seu Colega, buscando uma explicação para aquela conversa:

_ “ Mariano, é verdade que naquela mesa só tem bandido?

O Delegado Mariano responde de forma sincera:

“Ah! Lira.... e tu acha que se ali tivesse só juiz, promotor, advogado... nós tava comendo e bebendo de graça, era?”

Damísio Mangueira
Enviado por Damísio Mangueira em 14/06/2011
Reeditado em 14/06/2011
Código do texto: T3034734
Classificação de conteúdo: seguro