O Baianinho e a Quituteira

Dona Emerentina era uma quituteira de mão cheia. Ela fazia as guloseimas e enchia seus bornais e ia vender em Salvador, pois na sua cidadezinha quase não vendia, isso porque praticamente em todas as casas tinha uma quituteira de mão cheia, além de serem a maioria parentes, aí num adiantava vender, porquê parente acha que só porquê é parente tem que comprar fiado ou barganhar, aí Dona Emerentina preferia gastar um pouquinho à mais, do que vender ali mesmo e num ter lucro algum.

Bem, vamos ao que interessa: Dona Emerentina teve alguns filhos, a maioria já casados e moravam em Ilhéus, só restou o caçula Esmeraldo, chamado carinhosamente de “Chêro” pela mãe nada coruja (só pra informação Dona Emerentina teve sete filhos e colocou os nomes em todos com a inicial “E”, vou citá-los já que tô enchendo lingüiça desde o inicio mesmo: do primogênito em diante teve Estanislavio, Edimilton, Emengarda, Edivanildo, Eduardinha (é nome mesmo), Etevaldo e Esmeraldo o dito cujo da história).

Continuando: Dona Emerentina preparou seus bornais mais uma vez com os docinhos, compotas, geléias na sua maioria de araça e umbú, para mais uma viagem à negócios à capital baiana e lá estava o minino Esmeraldo estirado numa rede, digo, numa cadeira de balanço trançada de embira ( todas as histórias de baiano tem rede, vai a merda, eu sou baiano). Então ao ir saindo dona Emerentina exclama:

- Chêro, num vai si adispidi di mãinha não?

E Esmeraldo meio bocejando responde:

- Num dá pra eu si adispidir quando a sinhora volta não, mainha?

Indignada Dona Emerentina grita sem pensar:

-E se eu morrê lá e chegá aqui num caxão?

Aí diz Esmeraldo:

- É bom qui economizo dispididas.

Depois disso Esmeraldo foi junto pra capital: pro doutor dar uns pontos na testa dele, duma latada de geléia que Dona Emerentina acertou nele lá da porta.

Edilson Biol
Enviado por Edilson Biol em 05/07/2011
Reeditado em 07/07/2011
Código do texto: T3077143
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.