O CRONISTA PORNOGRÁFICO

Agamenon tinha uma coluna no jornaleco da pequena cidade. Contava causos, piadas, fazia paródias, fazia versos satirizando o prefeito e os vereadores, tinha muitos leitores entre o povão, mas desagradava aos grandes da cidade Contava alguns causos “cabeludos”, porém sem pornografia.

Certa vez chegou à cidade, uma promotora de justiça, daquelas conservadoras, austera. O prefeito mostrou os recortes do jornal para ela. Lendo os artigos do cronista, ficou indignada. Certo dia, Agamenon recebeu uma intimação para comparecer ao Fórum. Sem saber bem do que se tratava, assinou a intimação e perguntou ao oficial de justiça o motivo da mesma. O oficial disse-lhe que era pelos artigos do jornal, que ele fosse junto com um advogado. No dia marcado Agamenon compareceu a audiência. Lá fora, não podendo entrar, porque a audiência não era pública, estavam seus desafetos com cara de gato que quer comer o canário.

O Juiz perguntou se ele tinha advogado. Ele respondeu:

-Tenho não senhor, não tenho dinheiro para pagar advogado, mas eu não cometi nenhum crime...

-A representante do Ministério Público acusa o senhor de escrever obscenidades no jornal local.

-Não senhor, eu não escrevo obscenidades, apenas causos cheios de malícia e de dupla interpretação..., porém sem apelação, sem termos chulos e palavras de baixo calão...

Aí a promotora pegou um punhado de recortes do jornal, disse:

-Veja meritíssimo, esse artigo, e esse, e esse...

O Juiz perguntou ao réu, o que ele tinha a dizer.

Sem titubear o cronista pegou um papel que havia levado em um envelope e mostrou-o ao juiz.

-Por favor, meritíssimo, veja essa fotografia. Na fotografia havia três mulheres cada uma com uma banana na mão.

-Meritíssimo, mostre por favor, a fotografia a digníssima promotora.

A promotora examinou a fotografia e o Cronista disse:

-Por favor, excelência, me diga qual das três mulheres da fotografia é casada...

A promotora respondeu irritada:

-Não faço a menor idéia.

O cronista respondeu:

-Por favor, examine bem a fotografia, veja que uma das mulheres segura a banana, outra descasca a banana e a terceira está lambendo a banana...

-Sim, já notei o que tem isso?

-Olhe bem, todas seguram a banana com a mão esquerda...

-Está certo e o que tem isso?

-Insisto, qual das três mulheres é a casada?

- Eu protesto meritíssimo, não vejo relevância nenhuma na pergunta do réu.

O juiz já cansado pediu para a promotora responder a pergunta.

Ela com relutância, respondeu:

-A casada é a que está lambendo a banana.

Chiquinho disse:

-Veja, meritíssimo, todas as três mulheres estão segurando a banana com a mão esquerda...

-Sim, já notei, você já disse, o que tem isso?

-Se a promotora tivesse olhado bem a fotografia, veria que a segunda mulher é a única das três que está usando uma aliança, portanto é a única casada, é aí que eu quis chegar, a maldade muitas vezes está na cabeça de quem leu, e não na de quem escreveu...

O juiz bateu o martelo, declarou o réu inocente e acabou a história...

* * *

HERCULANO VANDERLI DE SOUSA
Enviado por HERCULANO VANDERLI DE SOUSA em 11/07/2011
Código do texto: T3087885