CIGARRO DE PALHA

No ano de 2002 assumi a função de Coordenador de Vigilância Sanitária do município de Santarém, hoje denominado de Joca Claudino, na Paraíba. Naquela ocasião tive como primeiro desafio, organizar com os demais coordenadores de saúde, um evento para o dia 31 de maio, quando é comemorado o Dia Mundial Anti-Tabagismo.

Bem, eu fiquei distribuindo uns cartazes na cidade (muito bonitos) onde havia no centro uma grande imagem de um cavaleiro, aos moldes de "cowboy", montado em um belo cavalo e puxando outro sem ninguém sobre ele. No texto dizia: "Lembra daquele Cowboy da propaganda da Marlboro? ... Morreu de câncer de pulmão!" (mais ou menos isso).

Notei que um senhor de uns sessenta anos, fumando um imenso cigarro de palha, olhava atenciosamente um desses cartazes de forma compenetrada. Fiquei imaginando: "Esses caras do Ministério da Saúde são mesmo inteligentes. Este senhor está realmente sensibilizado com esse cartaz... provavelmente será um dos primeiros a deixar de fumar hoje..."

Nisto, o dito senhor vem em minha direção e apontando para o cartaz me pergunta:

- "Meu filho... tu sabe me dizer aonde é que vai ser aquela vaquejada ali?...."

Damísio Mangueira
Enviado por Damísio Mangueira em 20/07/2011
Reeditado em 20/07/2011
Código do texto: T3107934
Classificação de conteúdo: seguro