PAPAI LUEL

Romeu Prisco

Pronto ! Está resolvido o problema de se ter um bom velhinho de Natal, mais compatível com a nossa cultura, sem se desprezar, totalmente, aquele secularmente tradicional em outros países. Destarte, chegou a vez do Papai Luel, um misto de Papai Noel e Papai Lula.

Ambos, pelo menos, têm em comum a barba e a barriguinha. Quanto à cor da roupa, também há convergência: vermelha, sem dúvida, porém, com desenho de uma estrela na altura do peito. Como tudo o mais deve ser, tanto quanto possível, igualmente dividido, Papai Luel já antecipou algumas providências para o exercício deste cargo.

Considerando que o seu transporte na noite de Natal será efetuado pelo Aéro Lula, determinou a criação da "Renabras", para produção de combustível feito com líquido e sólido das renas, batizado de biorrenol.

Sem prejuízo da oficina de brinquedos já existente na Lapônia, Finlândia, será aberta outra em São Bernardo do Campo, SP, Brasil, cuja administração, sob a orientação dele, Papai Luel, estará a cargo de companheiros de confiança. Seus funcionários estarão vinculados ao Sindicato dos Empregados em Indústrias de Presentes Natalinos, este filiado à CUT, e farão jus a um piso salarial não inferior a três mínimos, passível de revisão anual nos meses de dezembro.

Diante da escassez de chaminés nos lares brasileiros, mormente naqueles mais humildes, Papai Luel mandará distribuír gratuitamente à população carente, em regime de urgência, um kit para montagem deste equipamento, de modo a facilitar a sua entrada e saída na noite natalina.

Para recebimento do indigitado kit, os interessados deverão se inscrever nas repartições do Ministério das Cidades, mais próximas dos seus domicílios, de 2ª à 6ª feira, no horário comercial, mediante o preenchimento do respectivo formulário, aguardando a chamada para posterior retirada do material.

No que se refere aos pedidos de presentes, os menores de idade, por seus representantes legais, e os maiores, deverão enviar carta, pela ECT, à Assessoria Especial de Assuntos Natalinos do Palácio do Planalto, integrada por companheiros de reconhecida honestidade, sob a coordenação do Senador Suplicy. Referida Assessoria terá a incumbência de realizar a triagem dos pedidos, sempre levando em conta a lista a seguir mencionada, as necessidades dos requerentes e as datas de postagem das missivas.

Papai Luel fará publicar no Diário Oficial da União, em data a ser anunciada, a lista dos presentes disponíveis, dela constando, entre outros itens, secos e molhados não importados, bolas e camisas de futebol, estas somente da seleção brasileira, do Corinthians e do Flamengo, bonecas da Xuxa e demais artigos genuinamente nacionais, que serão adquiridos, mediante concorrência pública, no comércio atacadista das Ruas 25 de Março e José Paulino, ambas da cidade de São Paulo.

O projeto "Papai Luel" contará com dotação de verba extraordinária, a ser destacada pelo Executivo do orçamento da União, não estando sujeita à aprovação do Legislativo e nem à fiscalização do Tribunal de Contas, a fim de possibilitar sua rápida aplicação.

Finalmente, sabe-se que os companheiros Hugo Chávez, Presidente da Venezuela, e Evo Morales, Presidente da Bolívia, demonstraram grande curiosidade e entusiasmo por essa iniciativa dos "hermanos" brasileiros, razão pela qual estão pensando em adotá-la nos seus países, valendo-se do "know-how" do nosso Presidente.

É a América do Sul mandando o seu "ho-ho-ho" para o resto do mundo !

--------------------------------------------------------------------------------

Respeite os direitos autorais.

Visite:

www.lunaeamigos.com.br/prisco/prisco.htm

www.recantodasletras.com.br/autores/romeuprisco

www.pucsp.br/ex-alunos/vivencias-prisco.htm