Tia Zulmira

Numa dessas manhãs frias de domingo, depois de ter eliminado parcialmente os impulsos que regem as noites de inverno (no inverno vale tudo, ou quase tudo...), reencontrei em minha estante o livro de máximas da Tia Zulmira, sábia senhora da família Sérgio Porto, há décadas presente nas horas alegres e menos alegres com sua sabedoria ferina. Com a devida vênia, transcrevo algumas delas:

. O carnaval mudou muito. Hoje em dia o verdadeiro folião é aquele que fica em casa, sentado numa confortável poltrona, ouvindo as besteiras que os locutores dizem.

. Há uma grande diferença entre o católico e o carola. Católico é o que ama a Deus, carola é o que teme.

.O fato de um homem ser preparado não implica em que ele seja bom no que faz; creolina também é preparado e limpa latrina.

.Uma feijoada só é realmente completa quanto tem até uma ambulância de plantão.

.A consciência é como a vesícula: a gente só se preocupa com ela quando dói.

.O pediatra sempre que anuncia alguém a sua especialidade, capricha na pronúncia para evitar malentendidos.

.Difícil dizer qual das duas incomoda mais: a inteligência ostensiva ou a burrice extravasante.

.As três coisas mais perigosas que eu conheço são: limpar arma de fogo, mulher de vizinho e quibe de botequim.

.O que a natureza nos dá tem sempre uma utilidade. Se você um dia ficar com um só dente na boca, se esse dente não lhe incomoda e é na arcada de baixo, não o arranque. Ele servirá ao menos para pendurar um pequeno embrulho quando viajar em pé no ônibus.

.Essas danças do carnaval da Bahia antigamente não se dançavam na vertical.

.Pelo jeito que a coisa vai, breve o terceiro sexo estará em segundo.

.Se o Diabo entendesse de mulher não tinha rabo nem chifres.

.As coisas que mais contribuem para avacalhar a dignidade de um homem são: bofetada de mulher, tombo de bunda no chão e diarréia.

.Homem que desmunheca e mulher que pisa duro, não enganam nem no escuro.

.Uma banana frugal pode nos matar a fome. Uma banana manual pode nos lavar a alma.

.Vaca de pasto não tem touro certo.

.Mocinha, quando é muito interesseira, é porque está fazendo vestibular de prostituta.

.Quando você vir uma mulher expondo muitas teorias sobre educação infantil, pode estar certo de que ela é solteira.

.Quem diz que futebol não tem lógica ou não entende de futebol ou não sabe o que é lógica.

.Quando a desculpa é gaguejada é porque a explicação está errada.

.Isso de dizer que George Washington nunca mentiu é uma das maiores mentiras da História Universal.

. Tirante mulher, a gente deve sempre recomendar aquilo que experimentou e gostou.

Ah! Irreverente Tia Zulmira, fazendo pensar!