Despedida do Padre
 

Naquela cidadezinha bem interiorana do Brasil, longe de tudo, com poucos recursos financeiros e de infraestrutura, mas de um povo trabalhador, foi nomeado como pároco daquele lugarejo, o reverendíssimo  padre Cláudio.
E, com seu jeito carinhoso e inovador, conseguiu transformar aquela triste realidade, numa paróquia atuante, e com isso ganhou a confiança dos fiéis por mais de 30 anos.
Mas, por decisão do Bispo daquela diocese, o padre Cláudio seria transferido para outra paróquia bem distante, com a nobre missão de evangelizar aquelas outras ovelhas do rebanho de Cristo.
Tal notícia, causou a maior comoção naquela pequena Vila, que havia sido totalmente transformada pelas ações dinâmicas do padre Cláudio.
Embora tristes, os paroquianos resolveram organizar uma mega festa de gratidão ao seu estimado pároco, e assim fizeram. Dividiram as tarefas por equipes, por comunidades e movimentos,  com muita alegria.
Quando chegou o dia da despedida, o palco organizado na praça da igreja Matriz, coral da igreja afinado, cantavam hinos que mais agradavam o padre Cláudio.
Todos os movimentos prepararam as suas homenagens de despedidas, e por fim, o padre Cláudio toma a palavra e começa a discursar diante da multidão...
"as minhas primeiras palavras não poderiam ser diferentes, diz com voz trêmula, quando aqui cheguei, a minha primeira impressão foi uma das piores possíveis de se imaginar, pois foi através da primeira confissão que eu atendi, prossegue o padre Cláudio...lembro-me queridos paroquianos, como se fosse hoje aquele dia, a 30 anos atrás, quando  essa pessoa  veio procurar-me para se confessar. Revelou-me que já havia furtado do próprio pai, que gostava de sempre levar vantagens em tudo que fazia, que vivia na prostituição e o pior, havia abusado sexualmente até da sua própria irmã, transmitindo-lhe doenças venéreas a mesma, etc e outras coisas que nem tenho coragem de mencioná-las... Tal fato ficou e ficará em segredo de confissão. E hoje, tenho a alegria do meu dever cumprido nessa paróquia, muitas ações já são espontâneas, a comunidade é proativa e muito temente a Deus, muitas coisas coisas se transformaram, várias foram as conversões, realmente são ações do Espírito Santo."
Enquanto isso, chega atrasado o Prefeito da cidade todo ofegante, pois estava viajando, para prestar a sua homenagem em nome da cidade, afinal ele como Prefeito, não poderia jamais ficar sem falar...E começa o seu inflamado discurso:

"Reverendíssimo Padre Cláudio, meus eleitores, amado povo de Deus!
Diante de vocês que confiaram seus votos a minha pessoa, tenho a honra imensa de afirmar para os senhores e senhoras que eu, o Prefeito de vocês, fui o  primeiro cidadão deste município a se confessar com o Padre Cláudio..."



Moral da história: Nunca chegue atrasado e muito menos expresse seu ponto de vista sem saber o assunto que anteriormente fora tratado.


Nota: Narrativa apresentada por um Consultor no término de um curso preparatório para Agentes de Desenvolvimento Local, na cidade de Paracatu -MG, em agosto de 2011.
Não sei a sua autoria, mas se aplica corretamente na vida cotidiana, e assim, resolvi partilhá-la.
 
POETA NUNES DE SOUZA
Enviado por POETA NUNES DE SOUZA em 16/08/2011
Reeditado em 18/08/2011
Código do texto: T3164265
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.