Em Sala de Aula

Certo dia, um professor de História, empolgado com sua retórica um tanto quanto demagógica, estava expondo em uma sala de aula, tópicos sobre o período “getulista”. Exaltado com os conceitos trabalhados, aproveitou a chegada de um aluno atrasado e comentou diante da turma.

— Esses regimes ditatoriais imperaram em dado momento de nossa história, muitos resquícios ainda se fazem repercutir. Vejam quem chegou. Nosso sempre tão pontual Adalberto, com sua camisa verde-exército, com certeza um protótipo integralista.

A aula seguia em ritmo animado, quando mais uma vez interrompida por outro possível ouvinte, também não condizente aos hábitos do relógio.

— Vem que curioso. Eis que surge novo turista a nos contemplar, Jonas, com sua camisa vermelha, um protótipo comunista que vem nos prestigiar.

Em meio aos risos a aula prossegue com desenvoltura. Quando uma terceira interrupção ocorre, já causando maior incômodo ao “mestre”, que exasperado sentencia.

— Quando imaginava terminado os não compromissados, eis que surge essa figura, Pedro.

— Ocorreu um atraso de ônibus, professor.

— Entendo. Antes de chegar estava comentado a respeito de política, averiguando com a classe, que Adalberto é um autêntico integralista, veja o porte verde-anauê. Já nosso querido Jonas, desfila seu vermelho-comunista impecável, você chega para compor o quadro, com sua fechada vestimenta preta, um perfeito fascista.

— Não sabia que estavam fazendo associações lógicas de vestimentas, professor. Admirável sua percepção, ainda seguindo essa louvável exposição, devo ressaltar que seu elegante traje, amarelo-pelego, é esplêndido.